8 de outubro de 2010

Apresentar não é aprovar (*)

Apresentar uma proposta não é a mesma coisa que aprova-la



Quando nos aproximamos a primeira metade do mandato deste governo municipal, ficam muito evidentes os seus vícios e as suas virtudes. Acabado quaisquer prazo de carência ou de graça, para que sejam feitos os ajustes necessários, a paciência dos eleitores já acabou. Não é possível continuar alegando desconhecimento, falta de pratica ou a necessidade de aprender a aplicar elementos de gestão publica participativos e democráticos.


Quem até agora, tem dado uma verdadeira aula de participação e de democracia é a sociedade, que tem se feito presente tanto no Orçamento Participativo, como no Conselho da Cidade, por citar os dois foros mais evidentes desta gestão. A falta de pratica e o que é pior a dificuldade em aprender a escutar, a debater e reconhecer que o poder publico e os seus técnicos não são nem oniscientes, nem muito menos infalíveis, tem provocado que a sociedade comece a perder a paciência e passe a cobrar com maior ênfase, tanto resultados melhores, como propostas mais concretas, estruturadas e precisas.


O maior erro que o poder publico comete é quando confunde, apresentar uma proposta a sociedade, com que esta proposta seja aprovada pela sociedade. A sociedade que ser ouvida, que as suas opiniões sejam tomadas em conta e que os projetos de requalificação, revitalização ou as novas propostas, sejam resultado do debate e da participação de todos.


Evidentemente este modelo exige mais tempo, melhor preparo por parte dos técnicos e mais consistência nos argumentos. A sociedade joinvilense mostra um nível de maturidade, de responsabilidade e de compromisso com a sua cidade, que não será facilmente convencida, com desenhos coloridos, com estudos inconsistentes e menos ainda com imposições.


É o poder publico agora, quem tem que mostrar que esta ao mesmo nível que a sociedade que o elegeu. Sob risco de acabar totalmente dissociado da Joinville que quer participar e opinar. Porque apresentar uma proposta é muito diferente que conseguir que ela seja aprovada.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...