18 de outubro de 2010

A Joinville de Todas as Tribos


A Joinville de Todas as Tribos

A realização do Stammtisch na rua Visconde Taunay foi um sucesso completo. Mostrou uma cidade real, viva e dinâmica, longe da cidade oficial e irreal. O Stammtisch reuniu ao mesmo tempo desde o grupo que fez do Zeppelin o seu ponto de encontro a um grupo exclusivamente feminino; o dos jovens empresários da ACIJ, a simpática Ajorpinga; os tuiteiros do Twittstammtisch, os surfistas da praia do Ervino e dezenas de outras tribos que formam esta Joinville multicultural e plural.

O Stammtisch conseguiu aglutinar em torno de um projeto algumas das características mais fortes desta cidade. A liderança e protagonismo da sociedade, uma organização impecável, o apoio do poder público, o cumprimento de horários, o respeito a diversidade e a união de todos em prol de um objetivo comum.

A energia foi tanta que até São Pedro deu uma mãozinha e a ameaça de chuva não se concretizou. No final da festa, a emoção de uma evacuação forçada pelo vazamento de gás, em prédio vizinho.

O resultado mais significativo foi a apropriação que o joinvilense fez da rua, caminhando pela rua, ocupando a rua, como espaço público, como espaço de lazer e convívio. Famílias completas de todas as idades e classes sociais compartilhando o mesmo espaço em harmonia e com tolerância. Numa cidade que não tem espaços de lazer gratuitos e públicos (e que demorara muito em tê-los), o Stammtisch foi uma baforada de alegria e de descontração.

A proposta que poderia ficar, deste Stammtisch, é a de fazer da rua Visconde de Taunay um espaço fechado ao trânsito de veículos, nas sextas e sábados a noite. Poderia ser no mesmo trecho ocupado pelos organizadores do Stammtisch, sem projetos complexos, feitos só para complicar, daqueles que nunca saem do papel. Devolvendo a rua aos pedestres, fazendo da rua um espaço publico que privilegie as pessoas. Mesas e cadeiras poderiam ocupar o espaço, hoje destinado aos veículos. Do mesmo modo que um trecho da Beira-rio tem se convertido num espaço para o lazer dominical de centenas de joinvilenses, a Visconde de Taunay poderia ser o espaço de lazer da boêmia e da gastronomia.

O papel do poder público seria o de permitir, sem querer liderar um processo que não lhe pertence, só apoiando e deixando que a sociedade de Joinville assuma o de protagonista.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...