30 de março de 2010

Transporte Coletivo e Desenvolvimento



Transporte Coletivo e Desenvolvimento Urbano

Cada ação gera uma reação em sentido contrario da mesma intensidade. A implantação do bilhete único representou um impacto sobre a forma como a cidade passaria a crescer a partir daquele momento. Conhecendo o processo habitual de tomada de decisões no serviço publico é provável que o impacto não fosse considerado e se algum técnico tivesse conhecimento das implicações da decisão optasse por calar para não fazer marola.

Desde o ponto de vista político demagógico o bilhete unico é uma tacada de mestre. Impossível resistir ao discurso fácil. Uma passagem do Quiriri ao Itinga passou a custar o mesmo que uma do centro a estação ferroviária. Uma passagem do Rio Bonito ao Espinheiros teria o mesmo custo que do Bairro Boa Vista ao Centro. Esta forma de fazer de Robin Hood com o dinheiro dos outros é tentadora para os políticos de plantão, os de hoje, os de ontem e os de amanha. Porem tem impactos profundos sobre a cidade, o seu futuro e o seu desenvolvimento.

É claro que o sistema da bilhetagem única estimula e barateia as viagens longas e desestimula porque encareceram as viagens curtas, que alias representam o mignon da receita, as pessoas respondem aos estímulos, se for barato se estimula o consumo, se encarece se buscam outras alternativas, seja moto ou carro, as bicicletas em Joinville deixaram de ser uma opção de transporte já faz tempo.

Por outro lado se estimula o crescimento do perímetro urbano para alem do bom senso, porque o custo do transporte não é um desestimulador da sua ocupação. Na maioria de sociedades em que o planejamento urbano é um assunto tratado com seriedade, não se tomam decisões ao leu, se realizam estudos sobre o impacto de cada decisão e suas implicações alem dos quatro anos do mandato do administrador de plantão.

Estamos colhendo o que plantamos e continuamos pelo que parece preparando mal o solo, escolhendo a semente errada e colhendo pepinos, quando gostaríamos de colher flores.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...