28 de março de 2010

Jardim Paraiso (*)


Jardim Paraíso

A matéria publicada no jornal A Noticia mostrando a evolução do Jardim Paraíso, deve merecer estudos mais aprofundados e analise precisa.
A vinculação entre violência, doenças e marginalidade e ausência e omissão do poder publico fica patente. Aumentar a qualidade de vida das pessoas reduz a marginalidade e constrói cidadania.

O milagre do Jardim Paraíso é resultado de um investimento maciço de recursos públicos, para poder dotar o bairro de índices de saneamento, pavimentação e infra-estrura que não são os mesmos que na maioria dos bairros situados na periferia de Joinville.

Se por um lado devemos nos alegrar com a sensível melhoria que o bairro Jardim Paraíso tem alcançado, pelo outro devemos debater qual é o investimento todavia necessário para que toda Joinville atinja estes mesmos índices de qualidade. O passivo que Joinville alastra, e continuará carregando nas costas durante décadas é uma bomba de efeito retardado, o preço de um desenvolvimento feito a qualquer preço e sem planejamento.  Representa para esta geração e para as futuras, um lastro elevado e um risco de violência, insegurança e precariedade, inaceitáveis para uma cidade como Joinville.

A ausência do governo no dia a dia dos cidadãos, a falta de manutenção do patrimônio publico, os serviços inadequados e deficientes, exigem uma ação forte de governo. O Jardim Paraíso é uma prova disto. Falta agora mostrar o tamanho da conta, aonde estão os recursos e como será feito.

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...