11 de março de 2010

Lógica Perversa (*)


Lógica Perversa


Prospera entre políticos demagogos, sindicalistas da situação e outros desavisados a teoria que é possível prosperar trabalhando menos. Esta utopia tem encontrado solo fértil neste pais e corremos um risco serio que venha a ser convertida em lei. A tentação por revogar leis como as da gravidade ou de Newton fazem que os legisladores votem e aprovem leis absurdas, sem sentido e perniciosas ao desenvolvimento do pais. Convencidos ainda que prestam um grande serviço ao pais.


A constituição de 1988 reduziu o numero de horas trabalhadas por semana de 48 para 44, sem redução de salário ou benefícios, o que representou um aumento dos custos. Agora avança a idéia que 44 horas são muitas e que 40 horas seria um numero adequado. Estas experiências não são novas e merecem analises e estudos, de como trabalhando menos é possível produzir mais e gerar mais riqueza.


No caso de Joinville, a Prefeitura Municipal implantou já faz algum tempo, esta política, os servidores públicos, que já trabalhavam só 40 horas pro semana, conseguiram uma jornada de 30 horas, sem redução de salário. O resultado desta redução da carga horária, obrigou a contratar mais funcionários, para fazer o trabalho, gerou em muitos setores acumulo de serviço e aumentou o tempo de resposta da prefeitura as solicitações dos contribuintes.


Não é possível identificar vantagem para a população na redução da jornada de trabalho, porem é evidente que os custos aumentaram, o numero de funcionários cresceu e o percentual que a folha representa sobre as receitas foi alem do bom senso, em qualquer empresa privada este modelo representaria o desequilíbrio financeiro. No setor publico a solução não é a de reduzir custos e aumentar o trabalho, a lógica é a de aumentarem impostos, e continuar a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...