21 de março de 2010

Moto - Taxi


Com a chegada ao Brasil das primeiras motos chinesas com a configuração que permite a opção de moto-táxi e a tradicional omissão das autoridades locais, não vai levar muito tempo para que uma nova praga apareça nas nossas ruas, os moto-táxis com o perfil que parece nas imagens anexas.

Com espaço para até três passageiros, protegidos, mesmo que precariamente da chuva, os moto-táxis avançam de forma caótica por ruas e avenidas, sem respeitar ao transito, amparados na falta de fiscalização fora das áreas centrais.

A favelização das cidades é um processo constante irreversível, resultado da mistura simultânea de vários elementos:

- A falta de planejamento, que sempre corre atrás do crescimento e que reage, em geral mal e tarde a pressão ou aos fatos consumados.

- A ausência de fiscalização e a leviandade no cumprimento de leis e normas.

- O abuso de setores da sociedade que priorizam o lucro individual e transferem o ónus a toda a sociedade.

Exemplos claros são os próprios moto-táxis já existentes em Joinville, que existiam de forma ilegal durante anos e que foram legalizados pela impossibilidade de reverter um quadro já instalado. Agora a maioria dos acidentes com feridos e mortes são de motociclistas, o que onera ainda mais o custo da saúde que é pago por todos nós.

Do mesmo modo a extensão do perímetro urbano em direção a áreas agrícolas de baixo valor urbano porem com grande possibilidade de valorização, originara um transporte coletivo mais caro, porque os ónibus deveram fazer viagens mais longos, para que uns ganhem na valorização imobiliária, o custo maior para a sociedade é rateado entre todos os usuários do transporte coletivo.

O resultado é uma cidade mais ineficiente e mais cara para todos.

2 comentários:

  1. Extremismos de crítica as vezes cegam. Essas motos que você citou são mais seguras que as atuais de Joinville, pois não poderão passar no meio dos carros e vão ser iguais esses. Essa gana contra o PT está deixando alguns cegos. E olha que sou de um partido de oposição

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ivan, não consegui identificar no post que fala do moto-taxi nenhuma critica especifica ao PT.
    O post deixa claro que este modelo protege mesmo que precariamente da chuva e que permite até três passageiros.
    Elas com certeza são mais seguras que os atuais moto-taxis.
    este blog mantem os comentários referentes ao perigo que representam os moto-taxistas. O aumento do numero de acidentes com motos e do maior numero de feridos graves.
    Obrigado pela sua contribuição.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...