9 de março de 2010

Elevados e desenvolvimento (*)


Elevados e desenvolvimento

Alguém colocou na cabeça que os elevados são um símbolo do desenvolvimento, da modernidade e do avanço tecnológico, que projetam a prosperidade de uma sociedade. Eu cada vez tenho mais duvidas que a construção de elevados vá fazer de Joinville uma cidade melhor.

A modernidade não deve ser confundida com o fato de ter ou não ter elevados, do mesmo modo que a construção de grandes edifícios não pode ser associada diretamente a desenvolvimento e a qualidade de vida. A fascinação que a gente do interior tem por edifícios altos, por elevados e inclusive por engarrafamentos, só pode ser explicada pela ausência deles, nas suas cidades de origem. Queremos sempre o que não temos. Existe uma fascinação quase mórbida pelo que não temos. Que se agrava se o vizinho tem. Se Curitiba tem um parque nós queremos sete, se tem elevados, nós não dormimos direito até ter os nossos, se os prédios la têm 30 andares, nós não podemos aceitar menos e deveremos alterar a legislação para poder ter 32 pavimentos.


Um bom psicólogo pode explicar o quanto de complexo de inferioridade e insegurança existe nesta falta de imaginação e na fixação obsessiva com o vizinho. A ausência de uma identidade própria e a baixa autoconfiança faz que os adolescentes se vistam todos iguais, que comprem os mesmos tênis, as mesmas roupas e tenham os mesmos gostos. As cidades, e Joinville não é uma exceção, buscam ser iguais, repetir os modelos de outras, sem perceber que o bonito esta na diferença, na individualidade.

Os nossos elevados são agora promessas de campanha. Conta à lenda que um político em campanha prometeu construir uma ponte, numa pequena cidade do interior catarinense, alertado por assessores, que não tinha nenhum rio na cidade para receber a ponte, respondeu sem se alterar:

- E ainda vou fazer mais por esta prospera cidade, colocarei um rio em baixo desta ponte. Sendo freneticamente aplaudido em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...