7 de março de 2010

Pulseirinhas coloridas (*)


Pulseirinhas coloridas


A nossa Câmara deve estar com pouco trabalho ou o ano eleitoral faz que alguns vereadores sintam uma vontade adicional de se expor. Ocupando a tribuna para debater sobre a necessidade de proibir que crianças utilizem pulseiras coloridas, as chamadas “pulseiras do sexo”.


Inclusive existe uma proposta para proibir que as crianças usem as ditas pulseiras, a idéia por si só já é pouco inteligente, o pior ainda é a intromissão do estado em assunto de foro intimo da família, o perigo que representa para a sociedade aceitar este tipo de intromissão publica, em temas de natureza privada.


Se queixam as escolas que os pais transferem a responsabilidade da educação para as escolas, confundindo ensino de conhecimento, com a formação dos valores do individuo. O erro é perigoso, porque não é a escola quem deve, nem pode substituir a família na labor de educar, de transmitir os valores éticos e morais que formarão o individuo e a sociedade do amanhá. Mais perigoso ainda é imaginar que possa ser o nosso legislativo quem possa por meio de leis, propor ou impor modelos de educação.


Temos nas nossas escolas profissionais com formação especifica, com conhecimento em pedagogia, com vocação para ensinar e que conhecem as crianças pela sua experiência de anos. As escolas podem e devem, com a participação das APPs, iniciar com os pais que precisem de ajuda, um trabalho de esclarecimento, de educação e de formação, para que seja a familia a base do processo de formação, sem criar um clima de pânico que remeta a promiscuidade e obscenidade.


Se concordamos em politizar uma modinha passageira e inconseqüente, em pouco tempo concordaremos em definir a altura das saias, o comprimento das bermudas e outras medidas igualmente desnecessárias e futeis. Ocupar a tribuna das nossas Câmaras de vereadores com temas tão pouco importantes é preocupante. E querer fazer da cor das pulseirinhas das crianças um tema serio e importante é infantil.

2 comentários:

  1. concordo,

    é muito distanciamento da vida real... a minha cronica de quarta vai no sentido do teu texto também...

    abraços

    ResponderExcluir
  2. A cronica do Rubens no AN pode ser lida aqui http://migre.me/nlfy
    Vale a pena

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...