26 de março de 2010

Oportunidades (*)



Oportunidades

A vida esta feita de oportunidades aproveitadas e de oportunidades perdidas. O resultado final poderá ser avaliado a partir de como aproveitamos umas e como desperdiçamos outras. A vida de uma cidade também é o resultado das oportunidades que soube aproveitar.

Joinville tem ao longo do tempo tem mostrado pouca habilidade e ousadia para aproveitar as oportunidades que a vida tem lhe oferecido. A possibilidade de ter um teatro de primeiro nível foi trocada por um “galponsão multiuso” que tem ficado mais tempo fechado que recebendo eventos esportivos, como jogos de vôlei, futsal, ou recebendo grandes espetáculos nacionais e internacionais. Como foi pomposamente anunciado na época da sua inauguração. Agora estamos considerando a possibilidade de construir no seu estacionamento um teatro, que não pretende ocupar o vazio deixado pelo projeto anterior.

A oportunidade de projetar uma serie de parques, para que Joinville pudesse atender uma demanda que hoje já se converteu num clamor, vieram da mão de um financiamento do Fonplata, hoje vários milhões de dólares depois, Joinville continua longe de ter o parque que precisa, com áreas para lazer, grandes espaços abertos para caminhadas, ciclovias e bem arborizados e que sigam o modelo que Curitiba tem consolidado. Uma serie de pequenos parques, alguns inclusive praticamente sem grama ou arvores, será o legado que quedará para a cidade.

A retirada dos trilhos do trem é uma nova oportunidade, que a cidade tem. Projetar um parque que incluísse um atrativo roteiro para ciclistas, aproveitando a topografia, com passeios arborizados, aproveitando o traçado do trem, poderíamos reunir num único local, todas as ansiedades que a população manifesta e que não foram atendidas nos projetos do Fonplata. O novo parque seria viável por um custo bem baixo, desde que o projeto não sofresse da megalomania, que tem sido a constante dos projetos públicos, nos últimos tempos. Se inventarmos pavimentar todo o parque, não terá orçamento que possa dar conta da empreitada. Joinville tem a sorte de uma nova oportunidade para aproveitar ou para desperdiçar. A media de acertos tem sido baixa. Vamos torcer por uma ataque de bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...