11 de março de 2010

Qualidade de Vida ou Padrão de Vida?


Qualidade de Vida ou Padrão de Vida?


É fácil confundir padrão de vida com qualidade de vida. Melhorou o nosso padrão de vida nos últimos anos, do mesmo modo que perdemos qualidade de vida.


Padrão é algo que podemos medir, mensurável, nem precisa pensar muito, é um conceito linear, alguém que tenha uma motocicleta tem um padrão de vida melhor que alguém que só tenha uma bicicleta. Viu é simples, pela mesma lógica, se você comprou um carro ano 2000, pode dizer que tem um padrão de vida melhor, que o do motociclista. A aquisição de bens materiais nos leva a criar a fantasia que a nossa qualidade de vida melhorou. Televisão de LCD, roupa, moveis ou uma novo fogão ou geladeira, servem para criar um parâmetro. Morar num ou outro bairro da cidade sinaliza um maior padrão de vida. A leitura simplista é: Eu tenho mais que você.


Qualidade de vida é um conceito mais amplo, subjetivo e por tanto difícil de avaliar e de mensurar. O que é qualidade de vida? Com certeza que em Joinville, em particular e em Santa Catarina de uma forma geral gozamos de uma qualidade de vida melhor que a que se vive me São Paulo, por citar um exemplo, alguns já discordarão deste afirmação. Volta de novo a pergunta que é qualidade de vida? Um bom restaurante, uma casa mais confortável? A resposta de novo é mais complexa e tem diversas alternativas.


Poder passear pela rua sem medo e com segurança, dispor de tempo para a família e o lazer, ter acesso a serviços de saúde de qualidade, uma educação plural e acessível. Morar numa sociedade que priorize o cidadão. Que os valores importantes sejam a honestidade, a ética e o respeito. Que o ambiente que nos rodeia seja saudável. E tantas outras respostas que dependem de cada um. A proposta é: Eu tenho uma vida melhor que a sua.


Para que o carro novo se o transito não anda? Para que um tênis ou uma bicicleta nova, se não tenho um parque para levar meu filho para brincar? Comer quantidade de comida ou saborear o tempero e o gosto de uma comida simples bem feita? Não devemos confundir padrão com qualidade.


Publicado no jornal A Noticia


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...