5 de março de 2010

A torre de Babel


As Joinvilles


Joinville é uma cidade calidoscopica, multifacetada. São muitas identidades numa única cidade, são também muitos conceitos, idéias e vontades e necessidades. Colocadas todas juntas as diversas joinvilles, evidenciam tensões, divergências e convergências. A diversidade das suas origens contribui para esta imagem, que é real e concreta.


Na ultima semana tive a oportunidade de participar de duas situações, que me permitiram comprovar como esta cidade rica e diversa pode ser converter ao mesmo tempo numa babel de vaidades e desencontros. A coexistência simultânea de modelos antagônicos, acabará criando tensões maiores que as que o bom convívio recomendam.


Na oficina do zoneamento do morro do Boa Vista, promovida pela Fundema, alias um excelente exemplo de organização, participação e bons resultados. A sociedade contribuiu ativamente, onde muitos dos moradores do morro, demonstraram o valor do conhecimento pratico ou de vivencia,com ideias praticas e de bom senso. Prevaleceu de forma democrática e participativa o conceito que o morro precisa consolidar em seu redor uma zona de amortecimento, que possa garantir a sua preservação, contendo a pressão imobiliária, mantendo a vista do morro para todos, a insolação e a ventilação, consolidando o conceito de que o morro do Boa Vista é o maior patrimônio verde de uma cidade carente de verde urbano.


Na Câmara de Vereadores fui informado pela Vereadora Dalila Leal, presidente da Comissão de Urbanismo, que o projeto encaminhado pelo executivo, denominado macro-zoneamento, considera parte da área em volta do morro do Boa Vista, área de adensamento prioritário, criando para o lado do centro da cidade um “muro de concreto”. O projeto inclui ainda o lago e a ilha dos macacos no zoobotanico como área a adensar, provavelmente para atender a promíscua fertilidade dos macacos prego, algum projeto do MCMV de habitação popular esteja previsto também no lago do zoobotanico.


É evidente que falta melhorar muito a comunicação entre os diversos setores que formam o emaranhado da nossa cidade, pois ao propor simultaneamente duas alternativas para o mesmo morro que apresentam conceitos tão divergentes, mostra que existe uma pressa desnecessária para tomar decisões e cometer bobagens. Levando Joinville a avançar velozmente em direções opostas.


Publicado no Jornal A Noticia

2 comentários:

  1. de presidencia@ippuj

    Prezado Jordi,

    O projeto qu se encontra na Câmara é o mesmo discutido e apresentado em setembro de 2008 pela gestão anterior.

    Ele não prevê zoneamento urbano, portanto o paredão de concreto só existe em algumas cabeças.

    Leia as coisas antes de falar bobagem.

    Luiz Alberto

    ResponderExcluir
  2. Alsione@Secretaria de Habitação

    A comparação estabelecida pelo paisagista Jordi Castan em seu comentário “As Joinvilles’, publiada no ultimo dia 8 de março neste jornal, menciona de forma especifica que o projeto de macroplanejamento encaminhado pelo Executivo Municipal ao Poder Legislativo, poderia propiciar o adensamento da região do Parque Zoobotânico para fins de projetos viculados ao Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

    Por se tratar de uma ironia do nobre articulista, vamos nos resumir a esclarecer que todos os projetos ligados à habitação de interesse social em nosso Governo, tem sido submetidos aos rigorosos critérios adotados pelos orgãos competentes (Fundema, Ippuj e Seinfra), não havendo nenhum interesse em desconhecer ou burlar as leis que regulamentam o assunto.

    Alsione Gomes de Oliveira Filho

    Secretário de Habitação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...