16 de março de 2010

Precedente perigoso


Precedente perigoso


Esta novela dos carros da Câmara começa a se alastrar mais do que seria aconselhável e não parece que vai terminar logo. O legislativo neste caso insiste em escorregar numa casca de banana atrás da outra, quando parece que consegue manter o equilíbrio, volta a tropeçar.


Começou com uma licitação à surdina, a Câmara defendeu a locação, mesmo tendo alternativas bem mais econômicas, mas como os recursos são públicos e orçamento, da câmara, esta folgado, economizar não era a prioridade.


Este contrato de aluguel mostra bem como funcionam as coisas, primeiro se alugaram alguns carros para os serviços gerais e para o uso compartilhado dos vereadores, nada escandaloso, nem meia dúzia de carros. Como ninguém pareceu se importar, no contrato seguinte o numero de carros aumentou, coisa de uma dúzia mais ou menos, o numero certo sempre fica difícil de obter. De novo ninguém se apercebeu da estripulia. Então vamos lá, desta vez mais de um carro por vereador, si bem é verdade que um ou dois vereadores, optaram por prescindir da mordomia.


No ato seguinte a imprensa da uma de detetive e descobre o contrato primeiro, depois descobre que nem os próprios vereadores cumprem o que a Câmara estabeleceu para disciplinar o uso de um bem publico. Um dos vereadores, alias com larga experiência e conhecimento para discernir o que é certo e o que é errado, insiste de forma desafiadora em não cumprir a lei, enfrentando os seus pares e a toda a sociedade.


A sua atitude serve para evidenciar que não se fiscaliza o uso dos carros e ainda coloca em xeque a autoridade da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Joinville. A situação começa a ficar complicada. Ainda mais porque a sociedade começa a questionar como será feita a fiscalização do uso dos ditos carros, durante a campanha eleitoral. Em 2010, vários vereadores já sinalizaram que desejam ser candidatos e poderão facilmente, aproveitando a fiscalização inexistente, utiliza-los em campanha, no que deve ser considerada uma vantagem injusta sobre os demais candidatos e uso de bem publico. A justiça eleitoral poderia inclusive mostrar interesse em acompanhar esta novela e os seus próximos capítulos.


Publicado no jornal A Noticia

Um comentário:

  1. Caro Jordi, seria interessante você divulgar para os leitores que ainda não sabem quais são os vereadores que abriram mão dos carros alugados.

    Abs!
    Charles Henrique

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...