17 de novembro de 2008

O Sindico


Prefiro a ideia de olhar o cargo de prefeito, mais como sendo o Sindico de Joinville, que imaginar-lo como o propietario. O estilo do propietario até agora não parece que tenha dado muito bom resultado.

A maioria conhece bem um sindico, quem mora em condomínio, seja vertical ou nos horizontais, que tanto estão crescendo por aqui, conhece o sindico e sabe qual é o seu trabalho. É um dos moradores que é escolhido para administrar os espaços e os assuntos comuns a todos. O cargo de sindico e “executivo” e não legislativo, ele tem a responsabilidade de executar, resolver, fazer acontecer. Muitos condomínios optam por fazer quase que um rodízio entre todos os proprietários, assim todos um dia terão a mesma responsabilidade.

Olhar o prefeito como um sindico, parece que aproxima mas da realidade, que o faz mais parecido com cada um de nós.

É como saber se o sindico que escolhemos é bom? Podemos usar para avaliar o desempenho do sindico de Joinville, os mesmos critérios e princípios que utilizamos para acompanhar o sindico do nosso condomínio. Sem querer esgotar o tema, proponho aqui alguns pontos a seguir:

- O sindico esta presente e é fácil de encontrar? Ou é alguém que viaja muito, e quando esta, parece inalcançável, nunca tem tempo para escutar os demais condôminos?

- Revisa os preços dos contratos antigos? Ou os renova sem negociar, porque não é o seu dinheiro que paga as contas? Em todo caso exige faturas detalhadas e justifica todas as despesas e custos não previstos? Fecha contratos de alto valor por longos periodos, comprometendo o caixa futuro da comunidade de proprietarios?

- Verifica se a manutenção do condominio é deficiente ou se o imóvel esta descuidado? As manutenções preventivas e periódicas são feitas com regularidade e são contratadas, só empresas idôneas? Existe no condomínio um controle detalhado dos serviços feitos, da sua periodicidade e dos custos respectivos?

- São feitos sempre ao menos três orçamentos, antes de contratar um serviço? Existe um acompanhamento cuidadoso dos trabalhos contratados, dos efetivamente feitos e dos valores pagos?

- O custo do condomínio é adequado ao nível dos serviços que recebe ou você sente que esta pagando caro, pelo serviço que tem? As despesas do condomínio aumentam ano a ano, acima do seu salário? O sindico se esforça em manter a taxa do condominio baixa, sem perder a qualdiade dos serviços?

- As reuniões de condomínio são abertas a todos, os temas são discutidos abertamente ou parece sempre que um pequeno grupo já tem tudo decidido e a sua participação nas reuniões é meramente figurativa?

Vamos acompanhar juntos, o desempenho do novo sindico. Esperar que o sindico que sai entregue todas as contas em dia, as obras concluidas e que o nosso condomínio prospere, com uma boa administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...