23 de novembro de 2008

A natureza não se defende, ela se vinga





A frase de Moscatelli, que da titulo a estas imagens, baixadas do site do jornal A Noticia. Deveria nos levar a reflexionar profundamente, sobre até que ponto podemos continuar impunemente destruindo a natureza, com a nossa ocupação desordenada e irresponsável.

2 comentários:

  1. A natureza não se vinga. Nós é que a colocamos se ela tivesse algum sentimento e por vezes achamos que ela é como se fosse um ser humano, falível, passível de culpa ou de atos voluntários de revanche. Nda disto. As inundações são um fenomeno bastante explicável e matemático. No passado, quando ainda não existia a cidade, a calha natural de um rio de uma determinada região, compreendida na hidráulica como bacia de contribuição, tinha a capacidade de absorver um volume de água fruto da concentração de chuvas, somada a capacidade de retenção da matas e humus, onde raramente averia a ocorrência de alagamentos. Mas vieram os homens e ocuparam todos estes espaços onde a água tinha o seu refúgio natural. Neste espaço colocaram obstáculos que se tornaram pequenas represas e os os antigos refúgios das águas passaram a ser terrenos murados, ruas e todo o tipo de intervenção possível. As árvores, os hunus sumiram e deram lugar ao asfalto, ao concreto que não deixa mais a água penetrar no solo de forma uniforme além de aumentar sua velocidade superficial. Isto também leva as águas muito mais rapidamente em direção aos locais mais baixos. Se deixam de existir os locais para refúgio e surgem tantos obstáculos e represamentos, o resultado é um só: INUNDAÇÂO. Não é vingança da natureza, é matemática e burrice nossa.

    ResponderExcluir
  2. A sua lógica é incontestavel e permite com uma claridade absoluta comprender o que acontece.
    POr outro lado na medida em que a Natureza, colcoada como voce muito bem frisou de uma forma animada, não consegue se defender de todas estas agressões que sofre constantemente, não queda outro caminho que não seja ou de inundar. Mudar o curso das aguas, as vezes recuperar o curso perdido. Frente a nossa surpresa e estupor.
    Que é matematico é!
    Que é burricie nossa, é!
    Obrigado pela sua contribuição.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...