25 de novembro de 2008

Plano Municipal de Drenagem

Os leitores deste blog, cada vez mais, aportam ideias que ajudam a reflexionar e construir uma visão mais apurada da nossa cidade e da nossa realidade. O texto da leitora em azul e itálico, alerta sobre pontos que a nova administração devera enfrentar e sobre os que precisaremos estar bem informados. Em preto os comentários deste blog.


Realmente os problemas se avolumam. A apresentação do PDDU na Câmara de Vereadores em sua primeira Audiência Pública no dia 12 deste mês bem mostrou como o planejamento é feito. Das sete bacias existentes no Município de Joinville neste convênio com o BID de 54 milhões de dólares, será apenas para a Bacia do Rio Cachoeira.
E as outras? Resolverá o problema? A Bacia do Rio Cachoeira equivale a 7.27% das bacias.O consórcio de duas empresas nacionais e uma francesa estará ao cabo de um ano apresentando o projeto, que tenho minhas dúvidas frente ao exposto pelo professor eng. hidráulico, tentativas e tentativas como ele mesmo disse que "antigamente" cometia-se muito erro por tentar e no entanto continua-se a falar em "tentativas" com o dinheiro que é sempre escasso para saneamento "tentar"?
Parece que em Joinville o pensamento é muito pequeno. Porque já não foi feito o PMS (plano muncipal de drenagem)para se ter a visão de todo o saneamento básico incluindo água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial? Pasme que na mesa composta com os técnicos da PMJ falam em cidadão mas por incrível que pareça eles não se colocam ou sentem-se como cidadãos, porque será, não é possível o entendimento!

Para quem não entende muito de contas, parecem muitos recursos para pouco resultado, para quem entende um pouco, tem certeza que é muito recurso, para não resolver nada. Se 7,27 % das bacias custam 54 milhões de Dólares, quanto custará o 100 %?, é uma simples regra de três. Facinho, facinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...