10 de fevereiro de 2011

A Casa Centenária


A Casa Centenária


Internamente a ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) é chamada carinhosamente de “A Casa” e nesta semana cumpre o seu primeiro centenário. Uma data significativa que diz muito da maior entidade empresarial da cidade.


Ao longo dos seus 100 anos o seu desenvolvimento tem seguido a mesma evolução que muitas outras “Casas”, momentos de esplendor, com épocas de dificuldades. A ACIJ tem acompanhado a evolução do país, das suas empresas e participado ativamente do desenvolvimento de Joinville. As vezes com uma abordagem muito mais social e comunitária, outras mais focada nos interesses de grupos específicos de associados que pelo seu perfil e representatividade tem orientado as ações da casa para objetivos mais próximos aos seus interesses.


A gestão atual tem feito da excelência em gestão e da discussão e busca de solução para os problemas que comprometem a competitividade do Brasil e suas empresas, a sua linha mestra, outras gestões focaram no fortalecimento político de Joinville e de la surgiu a campanha “Vote Certo, Vote por Joinville”, A ACIJ foi a primeira associação empresarial de Santa Catarina em obter a certificação ISO 9000 e tem servido de escola e referencia para no mínimo 5 gerações de empresários joinvilenses.


O seu desenvolvimento tem sido pendular, às vezes mais aberta, democrática e transparente, outras misteriosa, críptica e quase hermética. Por vezes é uma escola e um celeiro de lideranças, de onde surgem muitos dos melhores nomes da nossa sociedade empresarial. Simultaneamente vive épocas em que os mesmos líderes de sempre se recandidatam meia dúzia de vezes, transmitindo a sociedade uma mensagem equivocada, a de que não temos lideranças capazes de substituir lhos.


A Centenária ACIJ é maior, muito maior que cada um dos seus associados e eventuais interesses menores e particulares. ACIJ é uma entidade que forja o espírito empreendedor desta Joinville que prospera pelo esforço de todos e que tem na sua sociedade organizada a sua garantia de desenvolvimento. Um celeiro de lideres que se fortalece na diversidade e se enfraquece na unicidade de pensamento. A sua força provem da pluralidade dos setores que abrange da diversidade do porte e características das suas empresas e da qualidade do seu modelo de gestão.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...