11 de fevereiro de 2011

Leis, direitos e obrigações

A QUEM INTERESSAR POSSA


Os vereadores dizem terem sido enganados na lei do IPTU. Como legisladores, digo produtores das leis que regem a sociedade devem exigir o cumprimento a normas instituídas. É nesse sentido e como consultoria gratuita alerto aos
camaristas que antes de alegar que foram enrolados, digo enganados, ofereço outra leitura que possa servir como orientação.

A lei 8.078 que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem publica e interesse social em seu artigo 6°, inciso III que fala das exigências no comportamento ou aos direitos básicos do consumidor:

“a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade e preço, bem como risco que apresentem;”

Ao instituído no artigo e sua aplicação, afora alegar engano, falta de fiscalização dos vereadores e da sociedade civil devemos reconhecer dupla falta: falta de conhecimento das leis e aos que fazem as leis à falta de
conhecimento das leis que criam.

Na mesma linha esquecemos conjuntamente de ler na mesma lei o inciso V:

“a modificação das clausulas contratuais que estabelecem prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos superveniente que as tornem excessivamente onerosas;”

Ao ponto, quem realmente esta interessado na defesa dos direitos do consumidor? Que tem interesse em estabelecer políticas para qualidade da cidade e a justa acessibilidade social? Pelas atitudes, são os vereadores?

Complementando os informes digo da mesma lei do direito do consumidor dos ambientes urbanos:

“a participação e consulta na formulação das políticas que os afetam diretamente, e a representação de seus interesses por intermédio das entidades públicas ou privadas de defesa do consumidor”

Quem entre executivo ou legislativo chamou a sociedade para colaborar na criação das leis que regem a todos?

Ainda cabe lembrança a incautos ou desinformados sobre o código de direito do consumidor em seu artigo 3°:
“FORNECEDOR É TODA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA, (em tempo) pública ou privada que desenvolvem atividade”... e o Ministério Público continuará como sempre silencioso.


Arno Kumlehn
Arquiteto e Urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...