4 de fevereiro de 2011

Depois da tempestade


Depois da tempestade


As chuvas deste verão permitiram varias constatações, a primeira é que o numero de meteorologistas amadores aumentou em Joinville ao ponto que poderíamos formar uma associação. A segunda, que Joinville é uma cidade mal planejada e a terceira, que não estamos preparados para agir com eficiência numa situação de emergência.


Cada uma das autoridades entrevistadas citava dados diferentes e inclusive divergentes, sobre a quantidade de milímetros, litros e centímetros. Os prejuízos evoluíam de pouco a uma enormidade, os valores monetários passavam dos milhões, isto sem ninguém ter em mão dados verazes e verificáveis. A maioria, dos que não tinham nada, tinha perdido tudo. Em resumo uma confusão só. Em que só faltou a imagem do prefeito com o colete laranja da Defesa Civil. Sobro chute, achismo e faltou informação e precisão.


Sobre o planejamento melhor nem falar, ficou escancarada a forma amadorística com que o tema é tratado em Joinville desde faz anos. As autoridades de plantão dedicaram todo o esforço possível a achar culpados e desculpas. Nem São Pedro, nem os colonizadores, nem todas as administrações anteriores ficaram a salvo do dilúvio de bobagens. As soluções apontadas iam desde a dragagem da barra do Rio Itapocu, até levantar a cidade cinco metros, com um complexo sistema de macacos hidráulicos e a construção de diques, galerias, canais extravasores e obras públicas que rivalizariam em complexidade e orçamento com as pirâmides do Egito ou a Muralha da China. De concreto pouco, um montão de palpites e a insistência em seguir ocupando áreas de risco e alagáveis com projetos habitacionais de alta densidade.


A ausência de um alerta, para uma sociedade sem preparo, nem treinamento para reagir em casos de catástrofe, obrigou os voluntários a correr riscos desnecessários. A Defesa Civil supriu como sempre a falta de meios com o excesso de voluntarismo e de coragem. Joinville precisa estar melhor preparada frente a situações de risco, cada vez mais freqüentes e mais graves.


Quando Joinville ainda define o futuro no seu Plano Diretor, é o momento oportuno para fazer as correções de rumo necessárias, para construir uma cidade sustentável, desestimulando a ocupação das áreas de risco e priorizando o debate dos temas importantes para a sociedade. Pilotando a nave, com pericia, mantendo o debate eqüidistante do imediatismo fácil e da megalomania irreal.



Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Um comentário:

  1. Jordi,

    Parabéns pelo comentário de hoje na AN.
    Talvez um dia os órgãos públicos serão administrados por técnicos e, espero que competentes.
    Continue assim!

    Abraço,

    Oscar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...