AS CIDADES E SUAS ESTRANHAS SOLUÇÕES
Na ultima reunião do CONDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Funcionário qualificado e com anos de serviços prestados no poder publico municipal informou que:
Estão estudando soluções para o problema das enchentes para região do Morro do Meio.
O acesso às áreas que alagam estará garantida pela elevação do leito da Rua Minas Gerais, levantar a rua sem levantar as residências, parece uma solução estranha, porque servira para agravar os problemas atuais. Com a rua atuando como uma represa, que aumentará logicamente o nível de um lado, causando estragos e prejuízos maiores.
Podemos chamar tal intenção da grande Barragem do Morro do Meio.
A elevação de leito carroçável da Rua Minas Gerais, deverá formar um lago à montante dos rios Águas Vermelhas, Piraizinho e Arataca, a nova obra da engenharia local poderá ter vários usos, alem do já citado de aumentar o nível das próximas enchentes na região, o lago que se formará também poderá ser usado:
- Área de Lazer para esportes náuticos;
- Reserva de água pluvial para reuso
- E se levarmos bem o leito que tal uma HIDRO elétrica
- Reserva da ictiofauna em extinção com o avanço da urbanização sobre a area rural
- Pesque e pague publico - gerido pela Conurb
A lógica mostrada por esta iniciativa parece inversa ao bom senso, o que alias já tem virado praxe nesta administração.
Pois o correto seria elevar as cotas das áreas ocupadas. Retirar moradores em áreas impossíveis ou inviáveis de elevar. Conter novas ocupações. Revisar as leis que permitem a ocupação destas áreas alagáveis, estabelecendo restrições ao direito de construir ou impondo condicionantes preventivas ou mitigadoras.
Pelas recentes declarações publicas de alguns integrantes do primeiro escalão municipal, é fácil imaginar de onde podem ter se originado as idéias da criação do LAGO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário