27 de setembro de 2010

Excelência em gestão


Excelência em gestão


Ernesto Heinzelmann tem sido e continua sendo um catequizador da cultura da eficiência. Defensor da necessidade de desenvolver uma cultura da competitividade. Tem liderado ao longo da sua vida, como executivo de uma das maiores e mais dinâmicas multinacionais brasileiras. um processo constante de busca da melhoria da qualidade e da produtividade. Joinville tem ganhado uma projeção extraordinária com o seu trabalho e esforço.

As melhores organizações e empresas precisam incorporar a seus processos produtivos sistemas de qualidade, que possam garantir seu trabalho e seu desenvolvimento. Estes sistemas de qualidade precisam ser certificados por organismos reconhecidos, que garantem a sua credibilidade e servem para defender a sociedade.

Seria interessante que a maior empregadora do município, fosse gradativamente abandonando um modelo de gestão que não acompanha os padrões de qualidade que uma sociedade como a nossa precisa e merece. O desafio de certificar com a ISO ou outra norma que se considere equivalente e tenha o mesmo reconhecimento, serviria para colocar o serviço publico municipal ao mesmo nível de excelência que a maioria das grandes e medias empresas de Joinville já praticam.

A discussão sobre a eficiência ou melhor sobre a ineficiência da administração municipal, poderá ser tratada a outro nível e com outra visão, quando a prefeitura municipal de Joinville tenha seus serviços certificados. Como iniciar um processo de esta complexidade, não será fácil.

Inicialmente IPPUJ e CONURB, pelo perfil das suas funções e do seu quadro de funcionários, poderiam assumir a liderança deste processo de melhoria da gestão publica e obtivessem a certificação ISO 9000, a Fundema poderia acompanhar o processo e obter a certificação ISO 14.000 a ISO Ambiental, que as qualificasse e permitisse que se equiparem a empresas e fundações tanto publicas, como privadas que sejam reconhecidas pela sua excelência.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville



Como ninguém é profeta na sua terra, não é muito conhecida entre os servidores públicos municipais a sabedoria em competitividade e eficiência de Ernesto Heinzelmann, além de sua vasta experiência. Se essa bagagem for mais divulgada e essa experiência for utilizada, talvez possamos algum dia ter uma administração municipal da que possamos nos orgulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...