23 de setembro de 2010

Joinville - Bogota

Joinville – Bogotá


A cidade de Bogotá tem sido citada em varias ocasiones como referencia em mobilidade urbana, as visitas periódicas que técnicos do executivo e empresários têm realizado, servem para poder fazer melhor, aprendendo a partir das melhores praticas de outras cidades que são consideradas modelo.


Estas visitas proporcionam aos visitantes eventuais, uma visão parcial, a visão do turista, aquele que estando só de passagem, não fica o tempo suficiente para analisar as informações que recebe do anfitrião, empenhado na maioria das vezes em mostrar uma situação melhor que a real. Esta visão idealizada da realidade é o resultado lógico da superficialidade de uma visita curta e sem continuidade.


Se os nossos técnicos acompanhassem com frequência a evolução da mobilidade urbana, em Bogotá, teriam oportunidade de ter acesso e conhecer a profundidade e a consistência do documento CONPES 3677, que define as diretrizes estratégicas dos projetos de mobilidade para Bogotá e sua região de influencia, o documento estabelece as diretrizes, as prioridades, os orçamentos e principalmente as fontes de recursos. Além de estabelecer claramente as formas de participação da iniciativa privada nos projetos. O objetivo de apresentar uma visão integral da mobilidade urbana e apresenta as frentes de ação que devem ser atendidas a curto, médio e longo prazo, para melhorar as condições atuais.


Longe de apresentar propostas e soluções parciais, pontuais e principalmente superficiais, o projeto aborda a mobilidade de forma integral, considerando todos os modais de transporte, desde a priorização do pedestre e do ciclista, ao metro, ónibus ou táxis e a integração entre cada um deles. Identifica os custos necessários para implantar as propostas e as fontes de recursos. Joinville precisa enfrentar o problema da mobilidade com seriedade, sem paliativos, sem remendos pontuais, sem o amadorismo, com que o tema vem sendo tratado. Com propostas estratégicas de curto e longo prazo viáveis e possíveis.



Maiores informações e acesso ao documento CONPES 3677 clique nos links

El Tiempo CONPES 3677

CONPES 3677 versão final (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...