18 de setembro de 2010

É Primavera


É Primavera

Joinville é um jardim. Como todas as primaveras o verde e as cores se destacam, mesmo que brevemente sobre o cinza e a sujeira. Joinville é uma cidade de jardineiros, não tem quem não conheça os nomes das flores. Quem ainda tem quintal ou um pedaço de jardim, se esmera e prepara os novos canteiros de flor. Do trabalho e principalmente do conhecimento e da experiência, ressurge a cada primavera a Joinville das flores.

O contraste entre as sacadas floridas, os jardins das residências e o verde dos morros que teimam em permanecer verdes as vezes e multicoloridos, quando jacatirões, cássias e outras flores desabrocham com barroca exuberância, são os espaços públicos, começando pelo jardim da própria prefeitura, capaz de envergonhar quaisquer jardineiro amador. Os jardins da Casa de Cultura e do Arquivo Histórico, caso mantenhamos o mesmo lado da calçada, estão mais perto de ser considerados santuários da vida selvagem, que jardins ou áreas verdes dignas de visitação. Se a estes espaços incluíssemos o Museu do Sambaqui, teríamos o inicio de um parque linear que margeando o Rio Cachoeira, nos ajudaria a lembrar o cuidado e o esplendor perdido.

O modelo dos nossos espaços verdes é fruto da mistura do cinza do cimento do paver, da falta do plantio de novas arvores e da insistência estulta em encher de florzinhas efêmeras os canteiros de praças e trevos. O resultado são jardins frágeis, aonde só o mato viceja, alem de ser uma das formas mais rápidas para esbanjar de forma inconseqüente recursos, que são sempre insuficientes. Ainda é preciso incluir a este quadro a ausência total de manutenção, de podas regulares e das adubações necessárias para o desenvolvimento das plantas no ambiente urbano. A insistência em contar com a ajuda permanente da Divina Providencia, para atuar como chefe de Parques e Jardins esta se mostrando pouco eficiente no médio prazo.

Os responsáveis de praças, parques e espaços públicos tem muito a aprender da experiência das centenas de jardineiros amadores, que desde faz mais de um século fazem desta cidade a “Cidade Jardim do Brasil”. Só é preciso ter humildade e capacidade para aprender, virtudes ao alcance de todos.

Publicado no jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...