Divulgar mais ou fazer mais
Vez por outra aparece o tema em programas de radio, em entrevistas, em conversas com membros da administração municipal. Como estão convencidos que fazem muito, o problema passa a ser a comunicação. É bom lembrar que a área de comunicação é uma das mais sensíveis em qualquer governo, nesta sociedade mediática em que vivemos.
Nas listas que circulavam antes da reforma administrativa que não houve, a secretaria de comunicação era pedra cantada, era uma das que sofreria mudanças. Não houve. Nem mudanças na SECOM, nem reforma administrativa, houve sim uma troca de posições, ou uma dança das cadeiras, no melhor estilo um “pasito” para frente, dois “pasitos” para trás. O resultado o tempo dirá.
Para o administrador publico que acha que faz muito, não pode ter outra resposta que a falta de uma comunicação forte e adequada, e a saída é reforçar o caixa para divulgar mais. Mais recursos para garantir mais divulgação, maior comunicação, com esta sociedade que não consegue enxergar o esforço em obras que este governo esta realizando. São quilômetros por um lado, milhões pelo outro e nada do joinvilense perceber.
É fácil imaginar a difícil situação do pessoal de SECOM e de todos e cada um dos assessores de imprensas incrustados em cada secretaria, fundação ou empresa publica, esforçando se em divulgar o nada. Desenvolvendo ao máximo a sua criatividade para informar da roçada do mato na rua X, ou a vigésima segunda vez que o mesmo buraco foi tampado na rua Y, a reconstrução pela enésima vez da ponte que a ultima enxurrada levou ou a repintura das faixas de pedestres na frente da escola Z por quinta vez neste governo. Convenhamos que é uma tarefa árdua e inglória.
A percepção do contribuinte é que se faz pouco e mal, a percepção do administrador é que nunca se fez tanto e tão bem feito. Com uma distancia tão grande entre ambas percepções vai faltar orçamento para divulgar. Porque se Goebels defendia que uma mentira, a base de ser repetida, acaba levando as pessoas a acreditar nela, também é certo que os que repetem a saciedade que este governo não faz, tem fôlego de gato e formam um coro que não tem parado de crescer.
O dilema é saber se há muitas obras e pouca divulgação ou se há muita divulgação para pouca obra? A resposta esta na mão de cada joinvilense, que sente e vê no seu dia a dia a presença ou não do governo municipal.
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