24 de abril de 2009

Rui Borba

Que exemplo deixou este baiano!


Frente a textos complexos, ardilosamente elaborados para ocultar o que é fundamental, ele propunha a simplicidade. Os projetos de lei que ele propunha, transbordavam simplicidade. Coisas fáceis de ler e principalmente de entender. Um ou no maximo dois artigos, nada complicado.


Ele defendia que quanto mais clara a legislação fosse, mas facilmente as pessoas poderiam entender, compreender, conhecer e cumprir.


Frente as hordas de tecnocratas que tem tomado de assalto, não só o nosso legislativo, também toda a estrutura publica, elaborando leis, decretos e normativas que quando em vigor se contradizem umas as outras. Fazendo que as pessoas acabem ignorando as e vivam, ou melhor, vivamos todos na gangorra desenhada pela permanente ilegalidade ou a burocracia desquiciante.


Ao mesmo tempo em que a nossa legislação municipal se converte num galimatias que permite aos legisladores burlar o espírito da lei, descumprir as obrigações que a mesma lei impõe e ainda tergiversa-la ao seu bel prazer e de acordo com os seus interesses de plantão. A sociedade se afasta cada vez mais, incapaz de seguir as mudanças, de compreender exatamente o próprio texto e o sentido da legislação.


Prosperam neste ambiente de gabinete, de corredores, de muita sombra e pouca claridade, indivíduos menores, pequenos de espírito e pobres de ética, que fazem deste mundo sombrio o seu lar e dele tiram o seu sustento.


Que falta faz, a luz, o sol, a claridade e a simplicidade que o Arquiteto Rui Borba emanava. O cargo de Assessor de Urbanismo da Câmara de Vereadores, dificilmente voltará a ter um ocupante de tanto calibre e idoneidade, não porque não tenhamos profissionais com estas características e sim porque eles não têm hoje a menor oportunidade.

Publicado no Jornal Noticias do Dia

Um comentário:

  1. Raquel Ramos dos Anjosdomingo, abril 26, 2009

    Esta é a verdadeira imagem que nos deixa orgulhosos da lembrança dele.

    Sabemos que o Rui passou toda a sua vida profissional no serviço público, entre políticos de toda a natureza, com coragem e dignidade de não se deixar corromper. O reconhecimento que você vem tornar público, através desta manifestação, é um alento à saudade que temos e nos deixa cada vez mais orgulhosos dele e de sua história de vida.

    Falo em meu nome e em nome dos filhos que tivemos, Vinicius e Bernardo , seus irmãos e todos os seus familiares.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...