16 de abril de 2009

Historias do Código Ambiental




Debater temas ambientais desperta paixões e leva uns e outros a perder o seu bem mais precioso, o bom senso.


Um empresário de Joinville investiu na compra de uma linda chácara na região do Pirai, entusiasmado com o bucolismo do local, construiu no local uma casa de final de semana. Homem responsável e comprometido com o meio ambiente, buscou madeira de demolição para a obra, percorreu depósitos de material de construção e conseguiu também tijolos antigos, destas casas que agora todos estão demolindo em Joinville, para evitar que sejam tombadas. Achou inclusive uma olaria que faz ainda telha plana, para conseguir um melhor resultado. Depois de um bom dinheiro e muito esforço a casa ficou pronta.


Satisfeito com o resultado e escutando os palpites dos amigos imaginou, que nada melhor que construir um deck em volta da casa e ainda acrescentar uma lagoa. O resultado final com a pequena lagoa em volta, superou em muito a proposta original, o custo extrapolou, mas a beleza compensou todo o esforço.


Apreciador das coisas bem feitas, pediu vistoria da obra para poder averbar a construção no registro de imóveis e quando o fiscal chegou, com um sorriso amarelo propôs:


- Vamos fazer de conta que eu não estive aqui. Porque como tem uma lagoa o senhor tem que deixar 50 metros em toda a volta dela como Área de Preservação Permanente (APP) e a casa terá que ser demolida.


Em atenção e respeito as crianças que possam vir a ler este texto, vamos poupar os comentários que o bom homem proferiu.


Para se adequar a lei, a lagoa foi aterrada. A obra vistoriada, a lei cumprida.


Pouco tempo depois a fada da terraplenagem visitou o local e consternada com a tristeza do bom homem, construiu, numa unica noite, com a ajuda dos gnomos da floresta e outros seres mitológicos como os ecologistas com bom senso, uma nova lagoa, maior, mais profunda e cheia de peixes, para que o bom homem pudesse pescar desde a varanda da sua casa. E todos viveram felizes para sempre.

Publicado no Jornal A Noticia


Um comentário:

  1. Jordi,

    Tirando a obviedade da maioria dos colunistas do AN, ler a sua coluna e a do Carlos Adauto (pai) é sempre um prazer pelo texto bem construído, com fina ironia e um olhar diferente sobre assuntos comuns. A de hoje está ótima.
    Só uma curiosidade: o protegido das fadas tem nome?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...