16 de abril de 2009

O Circo


A rua Conselheiro Arp pode se converter num exemplo do que não deve ser feito em Joinville. Procurado por alguns moradores da rua, um vereador tomou a iniciativa de encaminhar um projeto de lei para permitir que possam ser instalados desde circos a centros de reinserção social, desde quadras de escola de samba a danceterias e motéis naquela área.

Com certeza, a maioria dos moradores foram induzidos a acreditar que uma mudança no zoneamento, de uma rua inserida numa região estritamente residencial, permitiria obter bons lucros pela revalorização dos seus imóveis. Só que não tomaram conhecimento ainda do grande risco que representa uma mudança feita sem os necessários estudos técnicos.

Quando não se avalia o impacto das mudanças e quando só os interesses econômicos imediatos são utilizados como referência, correm-se riscos grandes e irreversíveis. A perda de valor dos próprios imóveis é uma possibilidade que deve ser considerada pelos moradores.

São perigosas e de alto risco as mudanças de zoneamento pontuais. Se motivadas por compromissos eleitorais, ameaçam a estrutura da cidade, gerando um planejamento feito de forma clientelista e voltado só para a análise da imensidade do umbigo.

Se cada rua decide o seu planejamento de maneira isolada, Joinville se converterá numa colcha de retalhos, a implantação de polos de geração de tráfego de forma aleatória servirá para deixar o trânsito ainda mais caótico.

As perguntas que devem ser feitas e que o projeto, por falta de pesquisa e analise, não responde, são as seguintes:

Gerará aumento de densidade populacional? Gerará aumento de tráfego e demanda por transporte público? Modificará a ventilação e iluminação da região? Afetará a paisagem urbana? Impactará a qualidade de vida dos moradores das áreas próximas? Representará valorização dos imóveis afetados e próximos? Estas são algumas das perguntas possíveis sobre o tema. E ainda existem outras.

Só depois de respondidas estas questões, poderá a sociedade, especialmente a comunidade diretamente atingida, decidir se quer ou não ter um circo ao lado da sua casa.

Um comentário:

  1. Caro Jordi

    Como fui contemplado com uma bolsa Erasmus Mundus, pelo meu doutorado em gestão territorial, estarei passando meus proximos seis meses em Barcelona....Já conheci uns tres "Jordi", por aqui..Inclusive o meu corretor, gente fina que me arrumou um quarto e sala....
    Tu tens razão sobre o problema destas intervenções de vereadores urbanista no zoneamento da cidade. Veja bem: quando se faz uma alteração pontual, está se abrindo a porta para novas intervenções e a cidade vai virando um pandemonio que ninguem entende e não tem quem arrume depois.
    Tem outra lei na camara, de mudança de zoneamento, que segundo o vereador era para um bairro, mas a "assessoria" diz que era melhor expandir para outros bairros (coluna do Saavedra de hoje) (assessoria legislando)...E O IPPUJ o que diz? até melhores entendimentos era quem deveria fazer a análise (entendo que tem gente capaz, pelo menos com formação para tal), e é quem deveria propor ou avalizar estas intervenções). Eu fico olhando as calles, paseos, ramblas, desta cidade aqui e penso: o que eles tem mais que nós...e chego a uma conclusão: eles pensam...planejam...são sérios..as pessoas certas fazendo o que tem que fazer..sem brincar de planejador..Hoje li o planejamento da cidade para os proximos quatro anos...Tem gente do mundo todo aqui visitando, conhecendo e estudando o modelo......e nós, vamos atráz de um vereador e de seus assessores, que se acham planejadores urbanos.

    Tentando responder as tuas questões:
    Diminuirá a densidade populacional....é só olhar o que aconteceu com a 9 de março, xv, etc...esvaziamento de residentes.

    Sem dúvida nos horários comerciais haverá incremento no trafego. Sairão de cena os jardins e entrarão as grades de ferro das vitrines.

    Impacto: Sem dúvida haverá impacto e sem querer ser Pitoniza, serão as próximas a mudar de zoneamento;
    Ai está o ponto: haverá valorização pois entrará em cena o crescimento vertical e todos se renderão ao vil metal e quem insistir em ficar terá como vizinho torres ( o que responde à questão da ventilação e iluminação)......e o tradicional América virará lembrança.........
    Pra quem tem.......

    Anselmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...