23 de abril de 2009

Os novos Fariseus


Recente audiência publica realizada na Câmara de Vereadores, permitiu alem do acalorado debate entre moradores favoráveis e contrários a mudanças de zoneamento, identificar antigas formas de agir. São os novos fariseus, que acaçapados atrás de pessoas de bem, as utilizam para alcançar os seus objetivos.


Com um discurso fácil, bonito, ensaiado, transbordante de insinuações falsas e meias verdades, é fácil arrancar aplausos de uma platéia convencida da isenção e da sinceridade de um líder de ocasião. Não é importante que mais de 80 % do discurso seja inverídico, recheado de falácias. E com a entonação adequada divulgando uma mensagem em que só acreditam os tolos.


Na verdade quando tem dinheiro em jogo, todas as iniciativas são validas e o fim justifica os meios. É importante ao debater mudanças no tecido urbano, saber separar os moradores que depois de permanecer no mesmo imóvel durante décadas, precisam fazer frente às mudanças naturais e lógicas de uma cidade que cresce de uma forma vertiginosa, caótica e desrespeitosa com o planejamento. Daqueles outros que adquiriram imóveis pouco tempo atrás, com o único intuito de apostar numa mudança da lei, num novo zoneamento ou num novo gabarito. Aposta feita muitas vezes mantendo mais de um ás na manga do colete, mantendo seus imóveis fechados e abandonados, contribuindo ao deterioro do entorno e da segurança de todo um bairro.


Estes novos fariseus, que choram em publico como carpideiras, que clamam a defesa dos pobres e dos desvalidos, que se intitulam os Davis da Bíblia, são na realidade, oportunistas, mercadores da esperança aléia, que enganam, mentem deslavadamente e querem convencer com a conversa de experientes tafuis e outras gentes de princípios éticos e morais discutiveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...