20 de janeiro de 2012

Prédio de 12 andares?


12 andares?
O jornalista Jefferson Saavedra no Portal do jornal A Noticia informa que a Prefeitura Municipal tem o plano de entregar o imóvel do antigo Fórum a uma construtora que fará um prédio de 12 andares e cederá alguns andares ao município.

PRÉDIO DE 12 ANDARES NO ANTIGO FÓRUM
A Prefeitura de Joinville não pretende reformar o prédio do antigo Fórum, no Centro, recebido do Judiciário. O plano é entregar ao imóvel à construtora que fará prédio de 12 pavimentos e, em troca, cederá alguns andares ao município. A atual estrutura, é claro, seria demolida. A empresa seria escolhida por meio de licitação. “É uma das áreas mais valorizadas da cidade, por isso nos interessamos pela permuta”, diz o chefe de gabinete da Prefeitura, Eduardo Dalbosco. Outra possibilidade seria a venda da área. O prédio foi repassado ontem pelo Judiciário. Em troca, o município cedeu o imóvel vizinho ao atual Fórum e ocupado pela Justiça Federal. Quando a Justiça Federal construir sua sede própria (não data definida ainda, mas será até 2015), o prédio será ocupado pelo Justiça comum.

A informação é estranha, primeiro porque o projeto de lei elaborado pelo executivo para o novo ordenamento territorial de Joinville não prevê mais de 10 andares na região central, entre outros motivos pela falta de infraestrutura viária para absorver um adensamento e uma verticalização ainda maior. Segundo porque para que a proposta tenha consistência e possa ser avaliada corretamente implicaria no encaminhamento a Câmara de Vereadores um projeto de lei especifico para possibilitar a dita permuta. É importante diferenciar claramente as idéias, os sonhos e as fantasias das propostas concretas. Não seria um bom exemplo que a própria prefeitura estimulasse a construção de mais pavimentos que os que a própria legislação prevê.

Este tipo de propostas precisam ser melhor analisadas antes de ser divulgadas, a impressão é que se trata mais de uma cortina de fumaça ou de pirotécnica, para responder a falta de uma proposta concreta para o imóvel, que de uma alternativa real e viável.

4 comentários:

  1. Para que destruir, não da para reformar? Uma arquitetura de época, recente é claro, mas diferente. Nada da para aproveitar e revitalizar? Porque deixaram este edifício ficar assim tão feio? Tristeza.

    ResponderExcluir
  2. Neste exemplo do que a PMJ quer fazer ficam mais evidentes as faltas dos instrumentos de politica urbana que faltam na legislação de ordem territorial (gestão e implantação) para cidade (ppp, outorga, transferência etc etc não tem nó, tapeçaria de penelope... faz de dia desmancha a note

    ResponderExcluir
  3. Kathia é difícil imaginar que se justifique a sua recuperação, além do estado geral do imóvel, o projeto arquitetônico da época foi executado para atender uma função especifica, servir para Fórum, adapta-lo a outra atividade seria ainda mais custoso.

    Particularmente não considero que seja uma obra significativa desde o ponto de vista arquitetônico ou histórico por tanto não me parece que deva ser preservado.

    Mas que seria bom pensar melhor o que fazer lá, isso sim.

    ResponderExcluir
  4. Angelo(Atiradores)sábado, janeiro 21, 2012

    Essa prefeitura demonstra cada dia que passa que não tem a mínima capacidade de discernir o que é bom ou ruim pra cidade.
    A cada projeto que eles pensam em fazer, a cada obra que eles realizam, a cada outdoor que eu vejo na rua (e não são poucos) fica mais nítido o quão amadora é essa "administração".
    E agora vem essa de entregar um prédio público a uma construtora e implorar por alguns andares. Que ideia ridícula. Isso porque o prefeito é "anti-burguesia exploradora".
    Esse Carlito já deu o que tinha que dar. Pior prefeito da história de Joinville.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...