4 de janeiro de 2012

Mata ciliar

Fiquei embasbacado com a mais recente intervenção desta administração, sendo feita na beira rio. Não vi ainda as manifestações dos ecologistas de plantão, os defensores do rio, da biodiversidade, da flora e a fauna, Que imagino que devem acontecer na volta das ferias, quando o estrago já tenha sido concluído.




Na audiência publica que a Fundema promoveu na Câmara de Vereadores para debater o futuro das figueiras, teve gente que com um discurso inflamado defendeu os passarinhos, contou quantos ninhos tinham sido identificados numa única arvore, relataram a dieta variada e rica que a mata ciliar proporciona para a alimentação da fauna que insiste em habitar as margens do Rio Cachoeira. Nenhum daqueles oradores ainda se manifestou contra o corte raso da mata ciliar que iniciou a recuperação sob a sombra proporcionada pelas perigosas figueiras. As primeiras manifestações são as do Eng. Agr. Gert Fischer que protocolou inclusive um BO, denunciando o crime ecológico que esta sendo praticado a vista de todos e com a complacência das autoridades responsáveis pelo meio ambiente.



Estranha agora o silencio dos que propunham na época o corte das figueiras em nome da defesa da flora nativa que agora é destruída impunemente. Quaisquer cidadão que fizesse o que o poder publico esta fazendo com a vegetação nativa que vicejava as margens do Rio Cachoeira seria preso e multado imediatamente. Aqui é o poder publico que parece se situar acima da lei e promove o corte raso da mata ciliar em nome de uma dita " limpeza".



A impressão uma vez mais é que não existe coordenação entre os diversos órgãos responsáveis todos pelas mesmas coisas. Será que a Seinfra esqueceu de lembrar que precisa de autorização para a supressão de mata ciliar? E quem teria coragem para autorizar o corte?



2 comentários:

  1. Jordi,
    quando começou o corte da vegetação ciliar do Cachoeira, bem antes do Natal, já postei na rede social indignação contra esta estupidez. Inclusive mencionei isto no comentário sobre seu post de arborização urbana no Chuva Ácida.
    Até onde sei não houve licença de corte para a "limpeza". Os pássaros que ali se abrigavam se foram; as capivaras e até o Fritz deram uma sumida. Lamentável. Só faltou aplicar Round-up.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto

    é uma estupidez sem tamanho, ou pior do tamanho da incompetência de quem tem a responsabilidade de zelar pela cidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...