18 de julho de 2009

SALVEMOS AS FIGUEIRAS DA BEIRA RIO


SALVEMOS AS FIGUEIRAS DA BEIRA RIO

A Prefeitura de Joinville fará Audiência Pública que será realizada no dia 31 de julho para discutir a situação das figueiras (Ficus benjamin) plantadas ao longo da avenida Hermann Lepper, no trecho da ponte azul até a rua Itaiópolis. A audiência será às 19 horas, na Câmara de Vereadores. O Edital de Convocação foi publicado neste sábado (18), no jornal A Notícia.


O site da Prefeitura Municipal http://www.joinville.sc.gov.br/index.php, onde a notícia é colocada, contém a seguinte infomação adicional:
(...)
Além de ampliar o debate sobre o tema, a audiência pública cumpre decisão judicial. Desde fevereiro do ano passado, existe uma liminar deferida pelo juiz de direito Carlos Adilson Silva, pedindo a realização de uma audiência pública para discutir a pretensão de derrubada das árvores. Na audiência, a Fundema vai apresentar o resultado dos estudos técnicos encomendado junto à empresa especializada.

As figueiras, consideradas inadequadas para áreas urbanas, foram plantadas em 1996. Desde o ano passado estão provocando danos no asfalto e colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres. Também existe a preocupação de que as raízes das árvores possam afetar a tubulação da SC Gás que passa pela avenida.


Com todo o respeito aos nossos administradores, não é admissível que um informe oficial faça juízo de valor antes de expor os diversos aspectos do assunto.

Lembrando, as figueiras foram plantadas pela Prefeitura Municipal de Joinville com recursos públicos, elas cresceram antes do asfalto, antes da tubulação de gás ser instaladas e até antes do projeto do chamado "Boulevard Cachoeira" que as ignorou como se elas fossem descartáveis a qualquer momento. Elas não estavam no plano de corte, pois o asfalto, os meio fios já apresentavam fissuras há muito tempo, elas só entraram no corredor da morte após um projeto que não foi discutido com a sociedade.

Por outro lado, quem projetou e permitiu que a tubulação de gás fosse ali instalada, sabendo das características das árvores e do local, deveria ser responsabilizado caso algum acidente ocorrer ou, que faça a proteção adequada ou ainda a relocação da tubulação.

É absolutamente claro que a administração municipal anterior do ex-perefito Tebaldi fez corpo mole no sentido de fazer recuperações no asfalto, nos meio-fios, ns bocas de lobo ou em qualquer direção que minimizasse as mazelas e nas margens de forma a impedir a progressão da erosão dando a impressão de que qualquer problema no local justificaria o corte das árvores. Sequer a poda das árvores haviam sido feita, só ocorrendo após determinação legal.

As figueiras não causam danos ao asfalto. Este problema localizado pode ser corrigido com muita facilidade, basta querer.

As figueiras não colocam em risco aos motoristas e pedestres, como faz crer o texto da Prefeitura, pelo simples fato de que elas não dispõe da faculdade do livre arbítrio, como nós seres humanos. Elas estão alí, imóveis, procurando sobreviver num breve espaço que lhe reservaram entre rio e a pista de rolamento. Se tem alguém que causa risco é a administração em relação as figueiras.

Quanto aos pedestres, eles sequer tem espaço disponível alí abaixo das frondosas figueiras. Se tivessem, certamente estariam em plena harmonia e, eles, os pedestres seriam seus ferozes defensores.

Lembro-me com muita clareza de que o Prefeito Carlito Mers era totalmente contrário a derrubada das figueiras na sua campanha política. Agora é hora de mostrar que este desejo e compromisso será mantido e que seus assessores busquem alernativas e soluções que preservem e salvem as figueiras.

Quanto ao Sr. Ranzolin, Presidente da SC-Gás, deveríamos dar a ele a devida resposta a sua intromissão em Joinville, afinal este sujeito não representa os nossos interesses, e nunca representou.

Peço que se mobilizem, que produzam pareceres, que façam manifestações, que coloquem placas e cartazes em favor das figueiras. Nossos filhos e netos nos agradecerão.

Saudações
Sérgio Gollnick

2 comentários:

  1. Olá amigo ... Não sei se vai ler a tempo o que escrevo agora. Ontem,28/07, numa reunião montada por "eles" e realizada não sei onde... (a opinião pública não foi informada pela "competente ação jornalístico-informativa da cidade" (rádios/TVs e jornais),... prepararam com o "estilo e técnicas" que já conhecemos, um arsenal de motivos para justificar a derrubada das figueiras. Estou imaginando que, "por coincidência", tudo deverá se ajustar ao pensamento do senhor Ranzolin. ÊLES VÃO SACRIFICA-LAS... Mas vão mesmo ? Imprensa, engenheiros ambientalistas QUE SABEM que isso é uma insânia, defensores em geral da natureza, do meio ambiente, igrejas, movimentos da terceira idade, associações de bairros, ... E O POVO, ficarão CALADOS, SUBMISSOS, E INSENSIVEIS, diante de tamanha afronta a tudo o que já se disse e se fêz em defesa do meio ambiente ??? OMISSÃO é coisa ruim ! Não é possível uma coisa dessa. Não há, nesta cidade, NENHUMA liderança popular, comunitária e HUMANA para movimentar com o povo veemente contestação em defesa das figueiras ? O plenário da Câmara de Vereadores, tomara fôsse pequeno demais para todos que lá se dispusessem a comparecer nesta sexta-feira, 31/07, 19 horas com a finalidade específica de salvar as figueiras. SÓ O POVO PODE MUDAR O MOMENTO FINAL DA NOVELA. Caso o povo avance, êles recuam.Temem e precisam do povo. Se não fôr assim, êles avançarão.

    ResponderExcluir
  2. Qual o problema com as plantas nativas?
    Não tenho nada com a SC Gás, sou contra ao Paredão Cachoeira, mas vi que esta questão nos pode fazer refletir e querer mais do que sombra no Paisagismo de Joinville.
    Desculpe, sou bióloga, amo a vida na sua totalidade e quero árvores na minha cidade que me possibiltem um passeio com mais biodiversidade além da sombra, quero que as crianças vejam mais!!

    Segue a minha abordagem sobre o assunto, espero que após a leitura quando passar por uma árvore, não veja somente uma árvore, mas todo conjunto de relações da qual ela participa:

    As Funções de uma Árvore, relacionadas com o Caso das Figueiras Exóticas Ficus benjamina em Joinville/SC
    http://conscienciacomcienciaa.blogspot.com/2009/08/as-funcoes-de-uma-arvore-relacionadas.html


    Bom domingo!
    Daniela Lima

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...