17 de julho de 2009

O dilema de Mohamed


Mohamed é um homem devoto, 5 vezes ao dia, como de praxe faz as suas orações,a primeira por volta das cinco da manha, quando o imame faz a sua chamada, a ultima pouco depois do por do sol.


Ontem ao ir fazer as suas orações na mesquita, Mohamed estava feliz, tinha comprado um belo par de sapatos novos, ao chegar, antes de entrar, como sempre faz, tirou os sapatos e os arrumou com esmero junto a dezenas de outros pares, deixados la por outros devotos que como ele chegavam para fazer as suas orações. Ao sair, ficou surpreendido pela falta dos sapatos, esperou ate que o ultimo tivesse saído e ficou só um par de sapatos velhos. Triste e sem querer acreditar. Mohamed escolheu levar os sapatos velhos antes que enfrentar o longo caminho descalço.


No caminho teve tempo de pensar no que tinha acontecido, roubaram os seus sapatos novos e tinha sido um dos devotos que junto com ele oravam cinco vezes ao dia, como poderia ser que alguém tão devoto, um fiel seguidor do profeta, poderia ter roubado a um irmão? Não conseguia compreender. A volta a casa se fez mais longa. Lembrou de cada um dos que a diário compartilhavam as orações com ele, naqueles que oram com maior intensidade de voz, para que todos os notem, os que batem com força a testa no chão, como querendo mostrar que estão mais perto de Deus.


Começou a pensar se de fato a sua devoção seria sincera, se os que sempre escolhiam as primeiras filas para ver e ser vistos, ao faze-lo não estariam deixando de praticar a humildade que o imame apregoa. Chegou em casa cheio de duvidas e de pensamentos confusos. No dia seguinte ao chegar na mesquita prestou mais atenção e percebeu que ninguém chegava com sapatos novos, ao contrario pareciam estar usando os seus sapatos mais velhos.


Para Mohamed não restou duvida, nem sempre as coisas são como parecem ser. Os que oram mais alto não são os mais devotos, nem os mais devotos são os mais puros. Nem os que se dizem honestos o são. Neste mundo é preciso cuidar dos sapatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...