21 de julho de 2009

Viva o Centro! (*)


A apresentação de mais um projeto de requalificação do centro de Joinville, segue uma velha tradição e não consegue nem empolgar, nem surpreender. É mais um trabalho, que segue as diretrizes da escola de planejamento, que defende a teoria da tentativa e o erro, aqui até agora os erros estão vencendo de goleada. Uma escola que tem mais adeptos, quando praticada com recursos públicos. Esta forma de planejamento urbanos também recebe o nome de um passo para frente, dois para trás, podendo em alguns casos incorporar um passo para o lado, o que para alguns mais radicais já é visto como um avanço.

A cidade de Joinville, já se acostumou a este modelo de planejamento urbano, que se utiliza do "Vamos fazer, para ver como é que fica" acrescentando ainda o " Depois vamos ajeitando"
Uma vez se faz um calçadão. Depois se retira. Outra vez na rua se coloca mão unica, depois se coloca mão dupla, e vamos fazendo. É irresponsável o que se faz com a cidade e com os seus cidadãos, que vem os seus negócios enfrentar crises, pelas iniciativas amadoras de planejadores que definem de uma canetada, mudar o fluxo das ruas.

A prova do ineficaz destas iniciativas é a frequência é intensidade com que se produzem, quase que uma a cada quatro anos, e desta forma vamos dilapidando os recursos públicos e insistindo num caminho que além de errado, mantem se tão firme e constante como o rumo trazado por um comandante bêbado.

Continuar defendendo uma revitalização do centro que prioriza os veículos, que faz de conta que melhora a situação de ciclistas e pedestres e que centra sua iniciativa em mudar a mão de uma o outra rua e tentar corrigir os erros que o mesmo planejamento inconsequente criou, não deixa de ser interessante. Desde as margens do Cachoeira, acompanho com curiosidade esta nova iniciativa que pela sua consistencia, tem tudo para durar pouco e custar muito A sociedade será convidada a aplaudir a proposta já elaborada. Primeiro fazer, só depois perguntar. No que aumentam os pontos em comum entre esta e as iniciativas anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...