10 de julho de 2009

Nucleos Setoriais - ACIJ (*)


Nucleos Setoriais um produto de exportação.

Ninguém poderia imaginar em 1991 que a projeto de cooperação entre as ACIs de Joinville, Blumenau e Brusque e a HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, adquiriria uma tal dimensão e repercussão, quase 20 anos depois.

Foi decisivo para o sucesso do projeto a participação das ACIs da região norte de Santa Catarina, que vislumbraram rapidamente a oportunidade que os Núcleos representavam para dinamizar as entidades empresariais de Santa Catarina, num primeiro momento, as do Brasil num segundo momento, com o apoio da CACB ( Confederação das Associações Comerciais e Industriais do Brasil) e do Sebrae. O desafio de transferir e consolidar o modelo catarinense em todo o pais permitiu que se desenvolvesse um modelo que agora esta sendo implantado em três continentes.

Agrupar empresários de um mesmo setor económico, não é uma novidade, fazê-lo com o apoio de um consultor e ainda inseridos numa associação empresarial, gerou resultados surpreendentes. A utilização de ferramentas de moderação e o desenvolvimento de objetivos comuns a todos, tem feito do modelo catarinense um produto de exportação, um modelo a ser transferido a outras instituições empresariais. Joinvillle, Blumenau, Brusque e cada uma das cidades que aderiram a este projeto são hoje nomes e referencias para empresários em países tão distantes como Sri Lanka ou Vietnam, tão próximos como Bolívia, Equador, Colômbia ou Peru, ou tão diferentes como Argélia.

A vinda de missões empresariais destes países a Santa Catarina, para conhecer a nossa realidade e poder conhecer “in loco” os núcleos, o trabalho dos consultores e o resultado do trabalho dos empresários, tem se convertido numa constante. Do mesmo modo que os empresários Argelinos que visitaram a região em final de 2007, ficaram impressionados com os resultados e hoje já implantaram mais de 140 núcleos que envolvem mais de 1300 empresários. Esperamos que os empresários da CAN (Comunidade Andina de Nações) que participam do projeto AL INVEST IV e que tem como objetivo a criação de 400 núcleos, nos 4 países da CAN, fiquem da mesma forma motivados a implantar este modelo de organização, que faz das Associações Empresariais, entidades mais abertas, democráticas e participativas. Permitem que as empresas que participam dos Núcleos sejam mais produtivas, mais competitivas e melhores.

O trabalho dos consultores catarinenses, para transmitir as experiências aqui desenvolvidas e os exemplos dos núcleos de Santa Catarina servem hoje de referencia para mais de 9.000 empresários, de 120 sectores produtivos, em 7 países. Numero que deve chegar a mais de 25.000 empresarios nos próximos três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...