15 de junho de 2011

Urbanismo Oficial

Li hoje que existe uma coisa chamada "Urbanismo Oficial" e me senti em "1984" não o ano e sim a obra de George Orwell, que com tanta propriedade descreve uma sociedade totalitária.

A incapacidade do dito "Urbanismo Oficial" que implica na existência de "urbanistas oficiais" para lidar com os problemas reais são evidentes. A dita incapacidade tem varias facetas, nenhuma das quais é boa para a cidade.

A primeira é mais evidente é a situação em que Joinville se encontra. Sobre isto não é preciso fazer nenhum novo comentário. Esta tudo dito é salta aos olhos.

A segunda é a incapacidade de escutar a sociedade, ainda que para ser justo, o IPPUJ divulgou a noticia que vai perguntar aos taxistas, como anda o transito da cidade, ou melhor aonde não anda.

A terceira é a dificuldade de conseguir que centenas de técnicos que há décadas trabalham no tema, consigam apresentar propostas coerentes, estruturadas e que contenham menos erros que acertos.

A quarta é a soberba, que os faz ficar preocupados, pelas opiniões e os comentários, de menos de meia dúzia de cidadãos, que discordando da visão oficialista, apresentam para debate, em espaços públicos e em reuniões abertas, outras alternativas que as elaboradas pelo "Urbanismo Oficial".

Para encerrar, a certeza que a unanimidade é burra, mas não consegue superar na sua burrice, os resultados de décadas de "Urbanismo Oficial".

Um comentário:

  1. O ex-presidente Lula, você lembra? De tanto afrmar que não conhecia as falcatruas do mensalão, arranjadas na sua ante-sala, passou a acreditar na própria mentira. É assim que as coisas andam por aqui. De tanto repetirem mentiras, acreditam que estão certos e que o resto é algo como alguns cidadãos perversos, descontentes e ignorantes que querem conspirar contra o poder. Quanto mais se esmeram em desqualificar, mais acreditam que conseguem seu intento. Coitados destes papagaios, sempre nos ombros de um novo pirata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...