8 de junho de 2011

8 metros (*)


8 metros


É bem conhecida a capacidade que os governos têm para influenciar nos mercados e como sempre estas intervenções acabam dando o resultado oposto ao inicialmente pretendido. A historia mais conhecida é aquela que diz que se o governo comprasse um circo, no dia seguinte os anões começariam a crescer e a mulher barbuda perderia a barba.



A tentação de controlar o mercado é mais habitual nos governos ditos de esquerda, em quanto os ideologicamente situados mais a direita defendem ou praticam a liberdade do mercado. Claro que falar de ideologia numa sociedade em que predomina o pragmatismo fisiológico é um contra-senso. Nada por aqui é ideológico, tudo tem a ver com valores pecuniários dos que compram e dos que vendem.



A mais recente investida no sentido de querer intervir no mercado, aqui na nossa paróquia, vem no sentido de querer reduzir a frente dos lotes, dos atuais 12 metros, para 8 metros, em toda a cidade, com o objetivo declarado de reduzir o custo de produção do lote, a lógica é que quanto menor a testada menor o preço. No final das contas como a redução da testada no implica forçosamente a redução do tamanho do lote, nada garante que o preço chegue a baixar, o mais provável é que se reduza o custo do lote para o empreendedor e se mantenha o preço final. O resultado será o aumento do lucro para o loteador. Um resultado bem diferente do pretendido pelo executivo ao elaborar a proposta.



Esta historia lembra muito a iniciativa tomada pelas autoridades inglesas que decidiram taxar as janelas das residências com dois xelins e aumentando o valor progressivamente de acordo com o numero de janelas. A mais janelas, maior o imposto, o resultado como não poderia deixar de ser, as casas ficaram mais escuras, insalubres e o objetivo procurado não foi alcançado, criando habitações pouco iluminadas porem que pagavam pouco imposto.



Quando o executivo endureceu e aumentou as exigências para os loteamentos, os empreendedores migraram para outros modelos de empreendimentos imobiliários, como os condomínios fechados, que seguem normas e exigências menos rígidas e nem precisam cumprir um tamanho mínimo de lote. O mercado se defende e reage com inusitada agilidade a todos os intentos de controle.



A proposta de 8 metros de testada não deverá reduzir o preço do lote e os anões continuarão a crescer firmes e formosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...