3 de junho de 2011

Cuidado redobrado


Cuidado !!!

Quando gente inteligente, formada em boas universidades, com participação em dezenas de seminários, congressos e palestras de planejamento urbano e ainda com anos de experiência no tema, começam a propor bobagens e a defender com unhas e dentes medidas que contradizem o bom senso, é recomendável se perguntar o que tem por trás?

Ou os técnicos foram acometidos por um ataque repentino e duradouro de idiotia coletiva, ou tem outros interesses e objetivos ocultos em todo este galimatias da Lei de Ordenamento Territorial.

Como é sabido que jabuti não sobe em toco, esta claro que alguém coloco os jabutis lá, o curioso é que a maioria dos jabutis indicam a mesma direção e fica um rastro evidente de quem se beneficiaria com estas mudanças. Mesmo que tenha ornitólogos amadores que tenham identificado recentemente bandadas de cágados voadores pelas margens do rio Cachoeira, não deixa de ser curioso que as medidas propostas pelos técnicos do IPPUJ, como reduzir os recuos entre construções, diminuir a frente dos lotes para 8 metros ou permitir a verticalização e o adensamento indiscriminado em boa parte da cidade, sem considerar entre outros aspectos nem a largura das ruas, nem a mobilidade, nem a insolação, ou a ventilação e as áreas alagáveis.

Mais curioso ainda é que a defesa que ao uníssono fazem os representantes dos setores beneficiados diretamente receba como eco o coro desafinado e barulhento dos próprios técnicos que deveriam por dever de oficio defender e propor as melhores alternativas para toda a cidade e não para defender interesses econômicos específicos.

Muito cuidado nesta hora.

2 comentários:

  1. Bom dia Sr. Jordi!

    Como falei em nossa conversa naquele sábado ensolarado, sou romântico, e lento nas ações objetivas que levem às mudanças necessárias ao bem coletivo... Mas vou a caminho, e conviver com mentes brilhantes – mesmo que por poucos minutos - é um aprendizado enriquecedor e inspirador! Grato pela companhia.

    Gostaria de compartilhar um fragmento de texto da Monja Coen, pronunciado logo após o terremoto no Japão (na íntegra aqui: http://almaencantadoradacidade.blogspot.com/2011/04/japao-por-monja-coen-sensei.html)

    "Quando voltei ao Brasil, depois de residir doze anos no Japão, me incumbi da difícil missão de transmitir o que mais me impressionou do povo Japonês:kokoro.

    Kokoro ou Shin significa Coração-Mente-Essência.

    Como educar pessoas a ter sensibilidade suficiente para sair de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocar à serviço e disposição do grupo, das outras pessoas, da natureza ilimitada?

    Outra palavra é Gaman: aguentar, suportar.
    Educação para ser capaz de suportar dificuldades e superá-las."

    A desarmonia é planetária, não há "fatos isolados" e somos todos afetados pelo que acontece em toda parte - Efeito Borboleta. Estamos apenas colhendo os frutos de nosso comportamento estritamente materialista.

    A célula mais egoísta e adoecida da sociedade é a família, que é estimulada à viver - hedonisticamente - apenas para satisfazer seus próprios interesses, e por extensão, a sociedade é a soma do comportamento de todas as famílias, resultando no que estamos vivenciando.

    Escolaridade sem boa formação moral e ética, - o egoísmo congela a compaixão e nosso bom senso, levando-nos a agir apenas para atender nossos interesses - e sem a prática do que se tornou a missão da Monja Coen, continuará a haver disputas pelo poder e teremos apenas soluções cosméticas para as necessidades do bem-estar da Sociedade.

    Atenciosamente,

    Jorge Silva
    Twitter: @katafrata

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jorge

    O texto é brilhante, tanto que foi publicado aqui no blog em abril.

    http://comentariosdejoinville.blogspot.com/2011/04/japao.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...