13 de maio de 2011

Balonismo político

O balonismo é um esporte praticado em muitos países, consiste em voar deixando se levar pelas correntes de ar, em profundo contato com a natureza. Num silencio que nos aproxima do vôo dos pássaros. Os balonistas contam ainda com a ajuda de aquecedores e de contrapesos, para poder regular a altura e com isto poder aproveitar as diferentes correntes de ar para o seu deslocamento.




O interessante do esporte é que nos permite ao mesmo tempo pairar ao bel prazer, sem um rumo definido, permitindo que o vento nos conduza e destinos distintos daquele previsto e ao mesmo tempo nos da uma visão geral da paisagem que se descortina frente aos nossos olhos. Propicia a falsa ilusão que controlamos o nosso destino ao mesmo tempo em que sobrevoar nós permite manter uma distancia entre o que vemos e a realidade. Ajudando a construir ilusões e fantasias, não sempre acordes com a realidade.




É nesta distancia, que reside o encanto do balonismo, em passar pelas coisas sem tocá-las, sem nos envolver, só sobrevoando as. O que nos leva a construir a ilusão de ser profundos conhecedores de tudo aquilo que temos visto desde o alto. Na realidade o conhecimento que desde esta perspectiva se constrói é o de um vasto oceano, porem que não supera um centímetro de profundidade.




Temos também aqui os nossos aficionados ao balonismo, Os gestores públicos, adquirem da noite para o dia, conhecimentos de dimensões continentais sobre temas técnicos complexos, sobre os que vertem pareceres e dão opiniões equiparáveis em precisão e conhecimento, as que poderiam expressar crianças de primeiro grau. Estes balonistas políticos são gente perigosa, porque com suas decisões afetam a vida e o dia a dia das pessoas e o funcionamento das coisas ocasionando estragos de dimensões inimagináveis.




Com facilidade podem presidir um banco publico, assumir a responsabilidade pela promoção turística da cidade, a administração de um hospital ou responder pelo apoio as Micro e Pequenas empresas. Discursam com amplo conhecimento sobre saúde,ensino, pontes, estradas, portos, ou sobre as doenças do gado e as pragas da soja. Sobrevoam sem se aprofundar, afirmando platitudes com a segurança e a empáfia que só os ignaros dominam. Deixando-se levar ao prazer dos ventos. Perigosos balonistas de salão que administram a cidade ao sabor do vento e da brisa.



Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...