2 de junho de 2009

O Instituto Joinville


Interessante e digna de apoio à iniciativa de retomar as atividades do Instituto Joinville. Se o Instituto consegue singrar o caminho complexo de não ser um instrumento partidário, de uns ou de outros. De uns para atingir outros. Ou daqueles que quando foram governo o ignoraram e agora vem nele uma oportunidade política.


Este tipo de empreitadas, historicamente tem pouco sucesso, ou porque se convertem em instituições chapa branca e perdem com isto a credibilidade da sociedade, que deveria ser o seu maior patrimônio. Ou porque optam por um caminho de oposição permanente, transvertida de propostas para melhorar a cidade. O que origina conflitos desnecessários.


Esta é uma equação, que não tem solução fácil, se busca, como já o fez no passado o apoio do poder publico, perde a isenção e a liberdade necessárias para que o seu trabalho prospere. Passa a ser um instrumento de um partido e de um momento político. Se a escolha for a de se manter a margem do “status quo”, será vista sempre como uma instituição sem compromisso com a governabilidade e com a Joinville possível. As suas propostas dificilmente serão consideradas e provavelmente nunca sejam implantadas. A liberdade tem um preço alto, não só o da eterna vigilância, como o de um elevado custo econômico, para manter viva e atuante uma instituição que se propõe objetivos tão altos e tão meritórios.


A sinuca do instituto não é fácil de resolver e os parcos resultados obtidos até agora, só aumentam o desafio do grupo que esta assumindo a responsabilidade de dirigi-lo neste momento. Parece interessante, aproveitar o entusiasmo da nova diretoria, para fazer uma analise dos objetivos e metas. Olhando para os erros e acertos do passado e avaliando o risco para a cidade de partidarizar uma instituição que deveria ter na sua isenção e na sua independência do poder publico a sua força e o seu esteio.


Um foro aberto, para debater uma cidade desenvolvida e moderna, competitiva e justa. Uma cidade impossível. Não é um desafio fácil de ser alcançado. Desejemos sorte, sabedoria e temperança aos que assumem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...