6 de junho de 2009

A Arte de não Decidir


Se considerarmos que decidir é uma arte, que envolve alem de sabedoria, outras virtudes, como a da oportunidade, a da equanimidade e a da justiça. Avaliamos as qualidades de um líder pela sua capacidade para decidir. Faze-lo ainda sob pressão e em situações de extrema complexidade, agregam qualidade aos nossos dirigentes e as suas decisões. E beneficiam a sociedade que é governada por lideres hábeis e qualificados.


Por outro lado a dificuldade em decidir, alem de ser exemplo de fraqueza, pode representar graves prejuízos e ônus para a sociedade. Alguns especialistas consideram que o fato de não decidir é uma decisão em si mesma. E que aqueles que se caracterizam pela falta de decisão fazem desta a sua forma de decidir.


Muitos anos atrás, em plena ditadura franquista na Espanha, o General Franco concedeu uma das poucas entrevistas a um jornal, que o visitou no seu gabinete de trabalho, a figura de baixa estatura surpreendeu o jornalista e se deixou fotografar rodeado por pilhas de expedientes e documentos, que ocupavam todo o espaço livre disponível. Sobre a mesa, encima dos moveis e inclusive no chão. O jornalista querendo agradar, perguntou como o ditador conseguia resolver tantos problemas e despachar tantos documentos que se acumulavam de forma anárquica no gabinete.


A resposta na sua simplicidade, serve de exemplo para muitos dos nossos políticos locais.


- É muito fácil, na realidade, está tudo muito bem organizado, uma parte das solicitações que se encontram no chão, não tem solução, então nada precisa ser feito.


A maior parte dos que ocupa os moveis e a mesa de trabalho, o tempo resolve sozinho e não preciso me preocupar com isto.


Finalmente tem um pequeno grupo de temas que precisam da minha decisão e sinalizou um conjunto não muito maior que uma dezena de documentos, entre as centenas que se acumulavam na sala. Sobre estes eu decido.


A sensação é que pelo andar da administração municipal, o velho ditador tenha feito escola nestas terras e o seu modelo de gestão esteja sendo seguido à risca em secretarias e gabinetes.


Publicado no jornal Noticias do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...