Por outro lado a dificuldade em decidir, alem de ser exemplo de fraqueza, pode representar graves prejuízos e ônus para a sociedade. Alguns especialistas consideram que o fato de não decidir é uma decisão em si mesma. E que aqueles que se caracterizam pela falta de decisão fazem desta a sua forma de decidir.
Muitos anos atrás, em plena ditadura franquista na Espanha, o General Franco concedeu uma das poucas entrevistas a um jornal, que o visitou no seu gabinete de trabalho, a figura de baixa estatura surpreendeu o jornalista e se deixou fotografar rodeado por pilhas de expedientes e documentos, que ocupavam todo o espaço livre disponível. Sobre a mesa, encima dos moveis e inclusive no chão. O jornalista querendo agradar, perguntou como o ditador conseguia resolver tantos problemas e despachar tantos documentos que se acumulavam de forma anárquica no gabinete.
A resposta na sua simplicidade, serve de exemplo para muitos dos nossos políticos locais.
- É muito fácil, na realidade, está tudo muito bem organizado, uma parte das solicitações que se encontram no chão, não tem solução, então nada precisa ser feito.
A maior parte dos que ocupa os moveis e a mesa de trabalho, o tempo resolve sozinho e não preciso me preocupar com isto.
Finalmente tem um pequeno grupo de temas que precisam da minha decisão e sinalizou um conjunto não muito maior que uma dezena de documentos, entre as centenas que se acumulavam na sala. Sobre estes eu decido.
A sensação é que pelo andar da administração municipal, o velho ditador tenha feito escola nestas terras e o seu modelo de gestão esteja sendo seguido à risca em secretarias e gabinetes.
Publicado no jornal Noticias do Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário