20 de junho de 2009

Linha reta


No mundo empresarial a menor distancia entre dois pontos é sempre uma linha reta, às vezes para manter a linearidade é preciso patrolar, passar por cima, terraplenar. O objetivo justifica todos os esforços. No mundo da política, a frase que melhor parece encaixar é: “Os caminhos do Senhor são infinitos.”, porque tudo parece possível de ser alcançado.

As diferenças, entre uma e outra abordagem, são evidentes e devem ser analisadas cuidadosamente por aqueles que pertencendo a um grupo, tenham como objetivo percorrer o caminho em direção ao outro. São escassos, praticamente inexistentes, os casos de políticos que depois de uma carreira política de sucesso, tenham se dedicado a vida empresarial e o tenham feito com o mesmo êxito.

Por outro lado e cada vez mais comum que empresários, bem sucedidos ou não busquem na vida publica a continuidade do seu trabalho. Neste grupo é mais fácil encontrar casos de empresários que tenham repetido na vida publica o seu sucesso empresarial. Em comum tem a inteligência, sabedoria e principalmente a sua capacidade para escutar, aglutinar e unir a todos em volta de projetos políticos de interesse da sociedade.

Devemos com tudo prestar atenção ao fato que as características e o comportamento que se esperam e desejam de um líder empresarial, não são sempre as mesmas que garantem o êxito na vida publica. Se o mundo empresarial às vezes valoriza os lideres decididos e autoritários, em política a capacidade para escutar até ficar rouco é uma característica de valor tão importante, como saber negociar e cumprir acordos.

Aprender a dar pequenos desvios, nos levará mais longe. Envolver a todos é mais importante que uma boa decisão tomada sozinho. Escutar cada um dos lados e decidir com sabedoria, conduz a um caminho lento e sinaliza um rumo duradouro. Unir o melhor do perfil empresarial, com as virtudes dos homens públicos, não é fácil e parece ser uma opção para muito poucos. Temos na nossa historia recente exemplos que podem servir de referencia. Poucos lamentavelmente, muito poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...