10 de junho de 2009

Liderança



Com a conclusão da gestão de Udo Dohler como presidente da ACIJ. Finaliza uma etapa mais de um dos mais interessantes lideres empresariais desta cidade.


Se por um lado, seu nome não é o mais lembrado como exemplo e referencia de gestão. Pelo outro lado sua participação constante à frente de temas empresariais, comunitários e políticos, fazem dele um dos personagens mais representativos de uma forma de ser e de agir que parecia em extinção. Algumas vezes incompreendida, provavelmente por transitar melhor no claro-escuro, na discrição das sombras, avesso que é a aparecer na luz mais intensa.


Sobre sua capacidade de serviço a classe empresarial, nenhuma prova parece mais evidente, que os quatro mandatos, como presidente da ACIJ, nenhum outro dos seus pares ocupou o cargo tantas vezes, e poucos o fizeram com tanto entusiasmo e dedicação, desatendendo inclusive a sua família e sua empresa, em prol dos interesses maiores da classe empresarial. Sacrifício e ânsia de servir, que pode ter sido mal interpretado, por uns e outros.


Do mesmo modo, as comendas, medalhas e homenagens, não conseguem plasmar o seu esforço denodado para que a celebração dos 150 anos da fundação de Joinville, fosse um sucesso. Ou a instalação em tempo recorde e superando todos os obstáculos, de uma subestação de energia, para garantir o fornecimento as maiores indústrias da cidade. Inclusive o seu empenho para que a UFSC se instalasse na curva do arroz, as margens da BR- 101, foram ações que capitaneou com firmeza e sem titubeio. Sem buscar colher mais méritos ou buscar outras recompensas, que a satisfação do dever cumprido de forma desinteressada e altruísta.


O modelo de gestão que o caracteriza e tem se convertido na sua marca pessoal, inspirado na época em que as empresas eram dirigidas, com pulso firme e de forma unipessoal, próprios de uma época e de um momento histórico. Que nele e no seu modelo de liderança parecem perdurar e se converter em eternos.


Inclusive o fato que ele mesmo tenha reconhecido em entrevista recente, o seu desejo, longamente cultivado, de concorrer a um cargo publico, o que entre os empresários, que o conhecem, sempre tem sido um segredo a vozes. Agora parece cada vez mais próximo e factível, depois da visibilidade adicional que a Associação empresarial de Joinville tem lhe proporcionado. Mostra o quanto de sacrifício pessoal ainda esta disposto a oferecer em prol da cidade que tanto ama e a que tanto deve.


A nova gestão da ACIJ terá virtudes e características muito diferentes, os associados e a comunidade perceberão a mudança desde o primeiro momento. Do mesmo modo que cada um de nós é singular é único, em quanto ser humano. O modelo que Udo Dohler representa não é repetível.


Publicado no Jornal A Noticia

Foto do Arquivo do AN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...