23 de abril de 2008

Uma cidade do seculo XVIII


Do Arqto. Arno Kuhmlen, publicamos este texto, irreprensivel, que merece um amplo debate. O texto esta amparado por algumas fotografias auto explicativas, que mostram a cidade em que Joinville esta se convertendo.

O que esta acontecendo em Joinville?

Se os passeios estão um lixo, vamos transformá-los em lixeiras. Será que este é o pensamento corrente. Esta é a cidade boa de morar, que atrai tantos investimentos, que quer ser a cidade do turismo de eventos?

Me pergunto: quem é o responsável ?
A resposta é simples e clara, todos. Porém a pergunta não tem resposta tão simples.
A primeira pergunta do texto deveria então ser mudada: o que esta acontecendo conosco?
As respostas devem caminhar pela falta de urbanidade (conjunto de formalidades que os cidadãos observam entre si, quando bem educados),pela falta de identidade que a cidade vem assumindo, pela falta de comprometimento nosso e de nossos dirigentes com as necessidades dacidade.
Todas as cenas mostradas nesta página foram feitas nos ultimos 6 dias e em vários horários, e foram escolhidas entre dezenas feitas nas áreas centrais da cidade. Uma demonstração clara que a preocupação com o meio ambiente ou de uma cidade sustentável passa bem longe de todos, quando envolve a ação e não apenas o discurso.

Deixo ainda outras duvidas minhas:
- Se em tese todo lixo é manuseado pelo morador da cidade,se este morador trata o lixo doméstico desta maneira, como esta sendo tratado nosso lixo industrial e hospitalar?
- Quais os percentuais de leitos hospitalares que são ocupados por conta desta falta de higiene com a cidade?

Arno Kumlehn
Arquiteto e Urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...