26 de novembro de 2021

Verde urbano, podemos fazer mais.

 Arvores atrapalham o trânsito?



Sou testemunha do empenho do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin para deixar Joinville mais verde, mais florida e mais bonita. Não tem sido e não será uma tarefa fácil, até porque não há, especialmente dentro da própria prefeitura, o mesmo entendimento e a mesma vontade.


Não é de hoje que há arboricidas confortavelmente instalados nas secretarias que teriam por obrigação aumentar o verde nos espaços públicos, plantar mais arvores seria um bom início, deixar de cortar os que ainda sobrevivem nas ruas e praças seria uma boa sequência.


O cidadão comum que teima em utilizar o canal de comunicação da ouvidoria, tem poucas chances de ver seus pleitos atendidos, primeiro porque a ouvidoria não é propriamente uma ouvidoria e sim um “reclame aqui”. O serviço esta mais orientado a proteger e justificar a inoperância da própria prefeitura que de fato a “ouvir” as queixas e resolve-las. Uma pena, porque o resultado é que cada vez menos o cidadão utiliza a ouvidoria e busca outros caminhos e alternativas para expressar sua frustração e descontentamento. A melhor evidencia que a ouvidoria não está para resolver, e isso não é de hoje, é o fato que esteja sediada na SECOM, a secretaria que tem como missão divulgar, promover e publicitar as ações do governo municipal, mas não tem a força para resolver os problemas denunciados pelos cidadãos.


Como amostra de como o prefeito e a vice-prefeita tem um trabalho árduo pela frente esta troca de mensagens entre a ouvidoria é um cidadão.


A solicitação feita o cidadão propõe o plantio de arvores na rotatória em que estão instaladas bombas da Companhia Águas de Joinville. Justifica a sua proposta pelo aumento do verde, para deixar a cidade mais bonita e esconder ou disimular o monstrengo que a CAJ instalou la.


 A resposta do técnico florestal, convertido em especialista em trânsito não permite o plantio por conta das arvores interferirem no trânsito.

 


Infelizmente nada mudou na arborização. Os arboricidas vicejam, gente que não gosta de arvores, que não tolera o verde, que prefere o cinza, a feiura contra a que tanto lutam o Prefeito e sua Vice.  É um caso em que o técnico florestal não autorizou o plantio de arvores porque no seu entendimento prejudica a visibilidade. Se ele ao menos tivesse ido ao local entenderia que não tem problema algum de visibilidade naquela região. Que arvores com tronco livre de 3 metros de altura não atrapalham a visibilidade e deixam a cidade mais verde.


O resumo é que quem precisa tratar de arborização quer tratar de trânsito e quem precisa tratar de trânsito está fazendo política.


Para aqueles que ainda não entenderam a importância de cidades bem arborizadas e a contribuição da arborização urbana a melhoria da qualidade de vida esta imagem deve ajudar. Ainda que para os técnicos florestais que cuidam do transito essa informação seja inútil. 



Um comentário:

  1. Tenho tentado como presidente da APREMA-SC me relacionar com os nossos servidores públicos deste governo laranja, naorespondem de jeito algum. Tenho compaixão do Adriano e de sua vice pela trairada que está instalada na SAMA e na UDR. Expliquei a disposição do responsável pela gestão da floresta urbana e NÃO TENHO RETORNO.
    Tenho a impressão que estou lidando com uma geração da maconha que te olha com olhares de horizonte e sorri com a cueca cagada por que esqueceu de usar papel higiênico. São esses os servidores remunerados regiamente pelos pagadores de impostos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...