22 de dezembro de 2011

Passarela ou pinguela?



A obra passarela do Charlot avança. No ritmo habitual das nossas obras publicas, as imagens mostram o estado da obra, alguns engenheiros insistem em alertar que a estrutura metálica da passarela mostra um grau de flexão estranho. Os leigos podem identificar o grau de flexão pelo arquejamento que a estrutura evidencia inclusive antes que sejam colocadas as placas de concreto que formaram a passarela.





Há também duvidas se as bases da passarela não produziram um estreitamento da calha da Rio Cachoeira neste ponto ou ainda se a borda inferior da viga metálica que forma o vão da ponte não esta abaixo da cota da água na maré alta com chuva. Se estes pontos fossem comprovados se produziria um represamento do rio e poderia aumentar no nível de alagamento desde este ponto e a sua montante. Influenciando o Rio Cachoeira e todos os seus afluentes.


Como não foi apresentado o projeto de engenharia da passarela e só foram divulgadas, como é habitual nesta administração, imagens ilustrativas é normal que surjam duvidas e que as fotos deste post acabem criando mais inquietude que tranqüilidade entre os moradores que possam ser afetados pelo impacto da obra.
Se, como as imagens parecem corroborar, há uma flexão no vão da passarela, a obra poderá precisar de ajustes, reforços e até ser refeita, o que ocasionaria um custo adicional e comprometeria o orçamento aprovado. É bom ficar de olho. 


Em tempo o orçamento previsto é de R$ 426.000



6 comentários:

  1. Será que não foram avaliados devidamente os riscos ou impactos para implantação da "Pinguela Charlot"?
    Se ocorreu, como poderemos ter garantias de que o Projeto de Lei 69/11 (nova lei de ordenamento territorial)não contenha os mesmos vícios?

    ResponderExcluir
  2. Ela vai ter este nome mesmo? Charlot? É o nome inglês do personagem do Chaplin, Carlitos! Não seria uma vergonha ele dar o próprio nome?

    ResponderExcluir
  3. complicado viu,
    isso da maré é logico que vai acontecer, em mare alta sem duvida que a agua chegue na passarela.
    total falta de planejamento, nem precisa de engenheiro pra saber que isso foi feito nas coxa.



    (Jordi, foi vc que em dezembro fez umas imagens de um alagamento no santo antonio, rua guia lopez?)

    ResponderExcluir
  4. Quanta ignorância desse Álvaro Junqueira. Poderia se informar minimamente antes de escrever tamanha besteira. Não sabe quem é o Charlot???

    ResponderExcluir
  5. Rafael as fotos da Enchente no Bairro Santo Antonio em dezembro foram feitas pela associação de moradores do bairro e estão no blog da associação

    ResponderExcluir
  6. Eu também penso que não teve planejamento, tanto que tá correndo risco até de cair, é pra acabar mesmo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...