4 de dezembro de 2011

Ubiquidade


Até parece que mais de um pré-candidato nas próximas eleições municipais contratou vários sósias para poder estar presente em todos os eventos, desde reuniões de condomínio, a formaturas, batizados ou kraenzchen que possam reunir mais de quatro possuidores de titulo de eleitor. A onipresença em alguns casos ficou tão evidente que produz risadas. No caso mais recente a situação chegou a ser constrangedora, chegando ao ponto de o pré-candidato insistir em querer substituir o pastor na celebração de um matrimonio, não tendo obtido êxito na empreitada, a nova investida tinha como objetivo substituir o noivo e se não fosse pela rápida intervenção dos padrinhos e do pai da noiva, praticamente teria obtido êxito. A ultima tentativa foi a de beijar a noiva antes que o próprio noivo o fizesse e a sua insistência foi tanta, que acabou conseguindo e há varias fotografias como prova do fato.

A insistência com que alguns pré-candidatos buscam se promover é, por dizer o mínimo, constrangedora. Não só andam todo o dia com uma melancia pendurada no pescoço para que sua presença não possa deixar de ser notada, também, influenciados pelos seus marqueteiros, passam a mudar de hábitos, de forma de ser, ocupam as redes sociais, tuitam desesperadamente a partir das cinco da manha e o seguem fazendo passada a meia noite, para mostrar que estão acordados e que a sua energia é inesgotável. Todos já tem pagina no Facebook, blog em que postam suas idéias e projetos e ainda participam, mesmo que seja só nos primeiros quinze minutos de todas as conferencias, oficinas e palestras possíveis e imagináveis. A contratação de assessores de todo quanto é coisa completa o pacote. Assessor de estilo, de moda, de comunicação, de mídias sócias, de mobilidade urbana, de relações internacionais, de política local, nada escapa.

O objetivo de todo este esforço é estar presentes ou pretender estar. Mostrar um conhecimento oceânico sobre todos os temas possíveis e imagináveis. E dar opinião sobre tudo e para todos. Em casos extremos alguns pré-candidatos tem dado até conselhos sobre a educação dos filhos, a roupa adequada para assistir a uma festa, sobre como curar unha encravada ou como melhorar o tempero da comida, compartilhando receitas de cozinha baixas em potássio.  Os pré-candidatos são como um produto de supermercado. A sua imagem é construída por profissionais e eles são alunos aplicados dispostos a todo para conseguir ser escolhidos pelo eleitor. O primeiro passo esta sendo dado, estar onipresente no seu dia a dia. Bombardear você com a sua imagem sorridente até que você acredite que ele é quase que um parente próximo. Fique atento ele é só um produto.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...