19 de dezembro de 2011

Santos 0 x FC Barcelona 4


O torcedor do Barça já faz algum tempo que ao hino do time, tem incorporado outro “grito de guerra”: “Ole-le-le ola-la-la ser del Barça es el millor que hi há”. Que não quer dizer outra coisa que não há nada melhor que ser torcedor do Barça.

Se por um lado o resultado foi reflexo do que se viu sobre o terreno de jogo, também é verdade que a imprensa brasileira criou um clima de duelo e de igualdade que só foi verdade nos editoriais dos jornais, dos programas de radio e principalmente das dezenas de horas que diariamente a televisão dedica ao esporte em geral e ao futebol em particular.
Não houve cor no embate previsto e  tão anunciado entre Messi e Neymar. Messi é um jogador mais maduro, com maior experiência e Neymar tem um futuro promissor, que ainda não se há concretizado. Não houve tampouco duas equipes sobre o terreno de jogo de Yokohama, o FC Barcelona se apresentou com a melhor equipe possível, respeitou o rival e mesmo sem Villa lesionado e sem Alexis também com problemas, mostrou a seriedade com que encarou o jogo. O Santos cometeu, tal vez um único erro, o mesmo que cometeu o Al Saad, vestir de branco, o FC Barcelona se cresce e saca o seu melhor futebol quando enfrenta equipes que vestem de branco, o branco desperta o sentimento mais bravio e esporea ainda mais a vontade de vencer  nesta equipe. Mesmo sem receber nenhuma prima ou bicho pela vitoria a equipe catalã mostrou profissionalismo e mostrou os méritos que a trouxeram até este campeonato. Sob a batuta de Pep Guardiola o FC Barcelona tem ganhado 13 dos 16 troféus disputados, os aficionados do Barça, na Catalunha e no mundo todo, tem toda a razão para entoar depois de cada jogo que: Ser do Barça é o melhor que há.

Com 72% de possessão da bola alguns aficionados ao futebol, não gostaram do jogo, que alegando que não foi um jogo equilibrado, que só tinha uma equipe sobre o gramado e que a quase perfeição que o Barcelona há desenvolvido e vem praticando no trato com a bola e na pratica deste esporte denominado futebol fatiguem. Alguém já disse que ver jogar o Barça cansa. Para mim que me criei futebolisticamente vendo jogar a Johan Cruyff, Neeskens, Hugo Sotil, Reixach e outros grandes jogadores, tendo como treinador a Rinus Michels, ver o Barça foi e continua sendo uma festa. Por isto que o Barça é mais que um clube, é uma forma de viver, de sofrer, de curtir e de sentir. No domingo vimos um recital de bom futebol, de respeito pela bola e de seriedade, fico com a frase de Neymar: "Hoje, o Barcelona nos ensinou a jogar futebol"., a sua humildade foi a melhor imagem do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...