1 de novembro de 2021

E o Rio Mathias?

 Por Jordi Castan

Como fica o Rio Mathias?


Colocaram uma lapide de concreto e aço sobre o Rio Mathias. A sua foz esta fechada por 5 comportas de aço que não permitem o escoamento natural da água, seu curso está interrompido e todos pagamos o preço da incompetência de um projeto mal concebido, de uma obra mal executada e de uma fiscalização omissa.

As fortes chuvas habituais na nossa cidade não podem ser escusa para justificar o que não tem justificativa. Mais de R$ 50 milhões foram enterrados sob as ruas do centro de Joinville e o problema longe de ser resolvido hoje se agravou. Com chuvas cada vez menores as águas alcançam cotas mais altas. E não há até agora uma resposta clara do que será feito, quando será feito e como o problema das enchentes será resolvido.

A Câmara de Vereadores conduziu com correção e competência uma CPI que dentro do prazo legal estabelecido mostrou o quanto de podre se esconde sob as galerias do Rio Mathias. Agora é preciso lembrar que a CPI não vai resolver as enchentes, só responsabilizará os culpados. Corresponde ao executivo responder de forma clara e concreta o que será feito e quando. Até porque nada impede mais que a Prefeitura Municipal haja com presteza para dar sequencia a busca das soluções que o centro tanto precisa.

Deve se revisar o projeto, auditar o que foi executado, identificar os pontos de restrição e que precisa ser corrigido para retomar as obras da macrodrenagem do Rio Mathias. Não é hora de olhar para o outro lado, de se fazer de desentendido e justificar a inação pela flagrante responsabilidade da desastrada administração anterior. É hora de mostrar firmeza, agir com competência e retidão e reconhecer o que está errado.

A NOVA gestão precisa mostrar que é diferente da anterior, não pode pretender que um tapete de asfalto servira para esconder toda a sujeira, até porque a cada nova chuva teremos mais enchentes e os contribuintes vão lembrar que esta gestão foi eleita para mudar tudo o que estava errado, para dar um novo ímpeto e um novo ritmo para Joinville e que o relógio não para. Já transcorreu quase um quarto da gestão e ainda não sabemos o que será feito com o sarcófago de lodo e concreto em que foi enterrado o Rio Mathias.  

Um comentário:

  1. O tempo vai cobrar. Se nada está sendo estudado agora, vai surgir um novo momento que abrirá oportunidades emergências de fazer errado, tanto tecnicamente, quanto honestamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...