22 de abril de 2008

Projeto (fazendo) Arte na Rua



A Prefeitura Municipal de Joinville, a traves da Secretaria de Infraestrutura e da Conurb, com a inestimavel colaboração da ekipeteknica do IPPUJ. Implantou um projeto de ciclofaixa que contribui a melhorar a segurança dos ciclistas. Ao impedir que os ciclistas usem a ciclofaixa, o risco de acidentes reduz em 95 %, porque os ciclistas ficam em casa, ou vão a pé.
A ciclofaixa, que forma parte das ultimas intervenções feitas pela prefeitura, esta inserida no projeto "Unindo o Nada a Coisa Nenhuma" o projeto que iniciou com a ciclofaixa da rua Otto Bohem, tem continuidade agora na rua Dona Francisca. Uma serie de trechos desconexos de ciclofaixas, que começam no nada e se prolongam até o vazio mais profundo, tem caracterizado esta nova fase da intervençaõ urbana, da EkipeTknica.
Com a proximidade do periodo eleitoral pipocam na cidade as obras eleitoreras, que como cogumelos aparecem depois das chuvas de outono, daqui a pouco teremos, estatisticamente falando, uma das maiores malhas de ciclovias e ciclofaixas do estado e quem sabe se não do mundo.
O projeto parece mal planejado, implantado de uma forma atabalhoada e pior executado do que ja é habitual, impropio da capacidade tecnica que repousa, mal aproveitada, nos quadros do nosso executivo municipal.
A implantação deste tipo de trabalhos, não é condicente, nem com o gabarito dos nossos profissionais, nem com as demandas e necessidades da cidade e menos ainda, com o valor dos impostos que como contribuintes pagamos. Transparece o elevado grau de improvisação e precariedade com que são tratados os joinvilenses.
A falta de um projeto de mobilidade urbana adequado, faz que as ações fiquem descoordenadas, resultado muito mais de espasmos aleatorios, que de um planejamento urbano serio e abalizado. É claro que, aos poucos os ciclistas desistem de usar as suas bicicletas, temerosos que estão das suas vidas, ja não temos quase ciclistas, utilizando a ciclofaixa. Depois os entendidos dizem que não precisa ciclofaixa ou ciclovia porque não tem ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...