16 de abril de 2008

A Mãe Joana


A primeira intenção seria falar da cidade sem dono, mas seria injusto com os milhares de Joinvilenses de nascimento ou por adoção, que escolheram esta cidade, para prosperar, trabalhar e ser felizes. Que são os donos legítimos desta cidade. Joinville não tem dono, tem Donos. Cada um de nós.

Depois pareceu mais adequado falar da cidade sem lei, mas de novo, não seria correto ignorar o emaranhado de leis, portarias, decretos, costumes e hábitos que regem e regulam o dia a dia desta cidade.

Então se Joinville tem donos e tem lei, porque a cidade esta no estado em que se encontra? Porque tem decaído tanto? Porque nas ruas, menos movimentadas um buraco pode permanecer por lustros ou décadas? Porque se a rua é mais movimentada, o buraco dura anos e nas ruas principais o tempo pode ser contado em meses? E em nenhum dos casos tem exagero.

Porque o mato toma conta das poucas praças que temos e a erva de passarinho invade as árvores das ruas? Órfãs que são de uma poda e de uma limpeza.

Porque a faixa de pedestres na frente de escolas e hospitais, faz meses que são uma lembrança apagada?

Porque os espaços públicos são convertidos em negócios privados? Porque não se replantam as árvores que o tempo e o descaso têm eliminado? Porque deixamos que a nossa cidade perca aos poucos primeiro e de uma forma acelerada depois as belezas e os encantos que tem feito dela a Cidade dos Príncipes?

Pode ser que todo seja causado pela omissão dos donos, que somos todos nós. Ou tal vez porque as leis que deveriam servir de garantia e defesa dos nossos direitos e deveres, tem servido para nos afastar das nossas raízes e tem nos convertido em forasteiros na nossa casa.

Joinville tem aos poucos perdido os seus encantos, tem ficado grande, não conseguindo manter as crescer as características e as virtudes que encantaram e cativaram a forasteiros e os que aqui nasceram. Se os Joinvilenses de berço ou por opção quiserem, ainda tem tempo de consertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...