21 de abril de 2008

Um parque para Joinville - Propostas


Uma das areas com maior potencial para a instalaão de um parque para Joinville e o imovel hoje o cupado pela 62 BI. A localização e o tamanho da area, fazem desta uma das melhores alternativas.
O fato que toda a area pertença a um unico proprietario ( Governo Federal - Ministerio da Defesa) deveria facilitar a operação.
Existe a necessidade de preservar os predios historicos e mesmo preservando é possivel ter um parque ideal, com areas verdes, espaços para lazer, caminhadas e atividades culturais.

3 comentários:

  1. Como leitor assíduo do teu blog, me sinto a vontade de enviar e-mails e sugestões. A internet tem disso, inventou a amizade virtual!

    Sobre as propostas para um parque em Joinville, concordo plenamente contigo que a área do Batalhão é pertinente pra tal. Quando elaborei o projeto da Via Gastronômica, época que ainda trabalhava no escritório de arquitetura que fora contratado, já havia feito uma análise de que parte da área era propícia. A proposta surgiu porque a região é ponto de encontro das pessoas que fazem caminhada, andam de bicicleta, enfim, praticam algum tipo de esporte no final do dia. Penso que a Via deveria ser utilizada 24h, e não só a noite. O projeto era que, em frente ao Kib's, ao lado das casas dos militares, a União cedesse uma pequena área, até o muro de contenção, formando um "triângulo" para ser feita uma praça, onde o pessoal pudesse fazer alongamento, descansar e inclusive ver o movimento e tomar um chimarrão no final da tarde! A cidade está carente de áreas de convivência. Estive no final de tarde de domingo na bela restauração da Estação Férrea. Um local agradável, com rica história e uma área degradada reformada, preservando o passado para contruir o futuro. O movimento de pessoas era enorme. A população necessita disso. Até quando a Cidade das Flores irá ficar só nos canteiros e jardins de esquina?

    Um abraço

    Mateus Szomorovszky

    ResponderExcluir
  2. Acredito que outra área que poderia ser explorada para se transformar num Parque Urbano para Joinville é o entorno do Mercado Público.
    A Ciser vai sair dali sim. Já está sendo construida sua nova sede e não deve demorar mais do que 4 anos para a saída da empresa.
    Na frente do Mercado Público tem um enorme terreno baldio, cercado por muro.. dentro dele só tem entulho e algumas casas abandonadas na sua borda.
    Aquele é um belo cartão postal... o Rio Cachoeira, o Moinho Santista, o Morro do Boa Vista. Sem contar que valorizaria muito o tão abandonado Mercado Público. Poderia ter bastante vida ali.. além de colocar os olhos da população nas belezas naturais (morro e rio).
    Poderia ser pensada em formas de lazer ativo (não apenas pistas de caminhadas e espaços de descanso). Talvez o espaço onde hoje é a Ciser poderia ser utilizada pela Fundação Casa da Cultura e Joinville poderia ter um espaço de lazer e arte.

    ResponderExcluir
  3. Como seu ex-aluno no colegio arnaldo moreira douat, me sinto a vontade de dizer ser contra sua segestão.Deve-se pensar na segurança que o 62º bi traz a pupoluação central, varias partes do centro estão tomadas por traficantes e usuarios.Alem de ser um otimo lugar de caminhadas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...